Conselho Tutelar: tire suas dúvidas sobre a eleição do domingo no DF
População poderá escolher quem serão os próximos 220 conselheiros tutelares e os respectivos suplentes para o período entre 2024 e 2027
atualizado
Compartilhar notícia
A população terá a chance de escolher os próximos conselheiros tutelares do Distrito Federal neste domingo (1º/10). O eleitor poderá votar exclusivamente nos candidatos da região administrativa em que seu título está cadastrado.
O local de votação do eleitor pode ser checado neste link. Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus), todos os 146 pontos, disponíveis para consulta nesta página, terão a lista dos candidatos e a respectiva numeração.
Em cada local também estará disponível o nome dos eleitores que podem votar naquele lugar. Os números dos candidatos para o conselho tutelar estão separados por região administrativa. A lista está neste link.
Para votar, o eleitor precisa apresentar documento oficial com foto ou o e-título. As administrações regionais também terão uma lista com os locais de votação e nome dos candidatos daquela região administrativa.
Serão escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes, para o quadriênio de 2024/2027. De acordo com a Sejus, 1.268 candidatos disputam as vagas.
Reta final
Este sábado (30/9) é o último dia para campanha eleitoral. As condutas permitidas ou vedadas aos candidatos estão registradas no Edital nº 13. Propaganda enganosa e o aliciamento de eleitores não são autorizadas, por exemplo.
No domingo, não será permitida a propaganda de boca de urna. Não será permitida a atuação de cabos eleitorais e apoiadores junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral para pedir votos para seu candidato.
Segurança
A segurança dos locais de votação é feita com apoio da equipe de vigilância das escolas e com plano de segurança para os arredores desses locais, elaborado em conjunto pela Sejus e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Aproximadamente 5 mil servidores do GDF vão trabalhar voluntariamente como mesários no dia da eleição. As urnas foram carregadas no galpão Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) nos dias 25, 26 e 27 de setembro.
O TRE-DF disponibilizou 1.172 máquinas para votação e mais 118 para contingência. A distribuição para as escolas foi feita na sexta-feira (29/9).