metropoles.com

Conselho quer impedir licitação que pode tirar posto de saúde da Asa Norte

Terreno na 208 Norte foi posto à venda pelos Correios. Secretaria de Saúde tem preferência na compra, mas ainda analisa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Posto de saúde
1 de 1 Posto de saúde - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

O Conselho Comunitário da Asa Norte (CCAN) entrou com uma representação no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), pedindo que seja suspensa a licitação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, para a venda de um lote na quadra 208 Norte. A medida foi adotada para impedir que a venda resulte na retirada do posto de saúde que funciona no local.

O terreno tem uma área total de 222,75 m². Conforme destaca o anúncio feito pela estatal, a região possui abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica e coleta de esgoto. Além disso, é ressaltada a boa localização, com transporte público, agência de correios, serviços bancários, escolas, shoppings e restaurantes próximos. O valor inicial é de R$ 2.158.792,00.

O lançamento do edital, no entanto, revoltou moradores da região. Conforme explica o prefeito comunitário da SQN 208, Geraldo da Silva, a comunidade é contrária à possível saída do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) do local.

“A gente é terminantemente contra. Nós não precisamos de mais nada diferente aqui por perto. Já tempos supermercado, farmácia, loja de informática…”, lista o prefeito.

De acordo com ele, o lote foi cedido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) aos Correios, ainda nos anos 1960, para que fosse construída uma agência postal. Com o passar do tempo, por não haver necessidade de uma nova obra, o terreno acabou não recebendo a construção que era destinada para a área. “Nos anos 1980, o posto acabou sendo instalado e, em 2017, virou o centro especializado em diabetes e pressão alta”, lembra Geraldo da Silva.

3 imagens
Terreno foi oferecido à Secretaria de Saúde
1 de 3

Local é centro de referência para doenças como diabetes e hipertensão

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
2 de 3

Terreno foi oferecido à Secretaria de Saúde

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
3 de 3

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

A reclamação chegou até o CCAN, que se movimentou para evitar a possibilidade de o posto de saúde ser retirado do local. Uma representação foi redigida e encaminhada ao MPDFT, para que a licitação seja cancelada. “O Ministério Público tem a responsabilidade de defender os interesses da população e é este o caso”, afirma Sérgio Bueno, presidente do conselho.

Por ser um centro de referência, diz Sérgio, o Cedoh não atende apenas à população que mora nas cercanias da 208 Norte. “Pessoas do Lago Norte, Paranoá e outros locais também vão para lá. Estamos falando de um equipamento público muito importante”, defende.

Veja a representação:

Representação MP Lote a Venda by Metropoles on Scribd

O que dizem os envolvidos

Procurados, os Correios informaram que fizeram a oferta de venda direta do terreno à Secretaria de Saúde do DF e aguardam resposta.

Segundo a empresa, o espaço localizado na EQN 208/408 Lote B, atualmente ocupado pela unidade de saúde, “é de propriedade dos Correios, desde 1969, e está registrado em Cartório de Registro de Imóveis do DF”. Para os Correios, a venda “faz parte do programa de otimização da Carteira Imobiliária que está sendo desenvolvido pela estatal e visa – além da redução de gastos com a manutenção de terrenos, prédios e imóveis diversos, ociosos e subutilizados –, arrecadar recursos para investimento na própria estatal”.

Já a Secretaria de Saúde confirmou que recebeu a oferta de preferência na venda direta do lote e disse que tem 30 dias para apresentar uma proposta. O leilão, no entanto, está marcado para o próximo dia 10.

“Ao mesmo tempo, a Coordenação de Atenção Secundária busca soluções para garantir que a população continue sendo assistida pelos serviços de excelência prestados na unidade”, disse a pasta.

O MPDFT também foi perguntado sobre o que pretende fazer em relação ao caso e esclarece que analisa as informações apresentadas, para a adoção das medidas cabíveis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?