Conselho pede demissão de Secretário de Cultura do DF
Adão Cândido é alvo de críticas da classe artística após o cancelamento de um edital milionário que contemplaria 300 projetos
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) entregou, nesta quinta-feira (16/05/2019), ao governador Ibaneis Rocha (MDB), uma recomendação formal para que o secretário de Cultura, Adão Cândido, seja substituído na pasta. O documento é uma reação ao cancelamento do edital de Áreas Culturais do Fundo de Amparo à Cultura (FAC), lançado em outubro de 2018, no valor de R$ 25 milhões.
O fim do edital e a provável destinação de recursos à reforma do Teatro Nacional foram revelados pelo Metrópoles.
Na carta, é solicitado também uma audiência pública com o chefe do Buriti “para que o mesmo tome conhecimento das insatisfações da comunidade cultural do DF sobre o formato, métodos e atrasos de gestão do sr. Adão Cândido”.
Representantes da classe artística já haviam procurado o Metrópoles na última semana preocupados com a possibilidade de cancelamento, confirmada durante o fim de semana. Segundo a categoria, cerca de 300 projetos serão prejudicados pela decisão do governo.
O CCDF é formado por quatro representantes do GDF e quatro da sociedade civil, sendo a entidade máxima de representação da comunidade artística junto ao órgão de governo. O presidente do Conselho, Wellington Lourenço, um dos assinantes da recomendação, explicou a emissão da carta.
“Estamos tentando atender uma demanda real da comunidade cultural, que é nosso papel na Secretaria. A recomendação é uma tentativa de que o governador Ibaneis escute os anseios da comunidade cultural que se sente totalmente desamparada”, justificou.
Procurado pela reportagem, Adão Cândido disse que não comentaria o caso.