Conselho faz reunião e reprova PM que ameaçou aluno: “Te arrebento”
Encontro para mediar conflito entre PM e alunos será nesta quarta-feira (11/5) e vai propor diálogo entre a comunidade escolar
atualizado
Compartilhar notícia
As imagens de um policial militar ameaçando “arrebentar” um estudante no Centro de Educacional (CED) 1 da Estrutural chocaram o Distrito Federal. Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) da região, Valério Cristiano dos Santos, as cenas são “reprováveis”.
“Os pais têm de ficar à vontade e ter certeza de que os filhos não vão para a escola para sofrer esse tipo de abordagem. Foi uma situação isolada, não é corriqueira. A relação com os policiais tem sido tranquila, mas discordo dessa abordagem pontual”, comentou o presidente do Conseg regional.
Educadora que chamou PM de “cagão” é exonerada; militar ganha promoção
PM discute com aluno em escola pública do DF: “Te arrebento, moleque”
Veja o vídeo da ameaça:
Nesta quarta-feira (11/5), a partir das 19h, o conselho fará uma reunião na escola sobre o episódio. Segundo Valério, a proposta da reunião é dar voz para todas as partes, principalmente para os pais dos estudantes. “A ideia é fazer a mediação, tentar chegar a um consenso. Nossa ideia é atuar como mediadores”, resumiu.
“Não devemos tomar julgamentos precipitados e prejudicar um projeto muito acertado, mas a Secretaria de Segurança e os gestores do projeto devem dar uma resposta para comunidade”, pontuou.
O CED 1 é uma escola cívico-militar e tem gestão compartilhada com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Para Valério, se o projeto é conduzido corretamente, mostra-se importante para a comunidade.
Afastamento
A PMDF decidiu vai afastar o agente que ameaçou “arrebentar” o estudante do CED 1 da Estrutural. “Sobre a possível ameaça envolvendo um policial militar e um aluno da escola, informamos que o caso será apurado e que os responsáveis serão afastados das atividades”, afirmou a corporação, por nota.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a Secretaria de Educação do DF também investigarão o caso.
A escola é palco de confusão desde que a antiga vice-diretora chamou um policial militar de “cagão”. Com a polêmica, a mulher foi exonerada, o que motivou protesto por parte dos alunos.
“Te arrebento”
Nas imagens, o policial é flagrado mandando o garoto colocar as mãos para trás e questiona se o adolescente é corajoso. “Na frente dos outros, você não é machão?”, pergunta o PM.
A conversa entre os dois continua sob tom de ameaça. Segundo o estudante, o policial o desrespeitou desde o início do diálogo.
Como resposta, o PM grita para o jovem “abaixar a bola”. Na sequência, o aluno indaga se o militar vai bater nele. “Se precisar, você quer ver? Eu te arrebento”, responde o oficial.
No fim do vídeo, outro estudante, que gravou toda a cena, alega que os adolescentes são tratados como bandidos no Centro Educacional.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.