metropoles.com

Conselho faz reunião e reprova PM que ameaçou aluno: “Te arrebento”

Encontro para mediar conflito entre PM e alunos será nesta quarta-feira (11/5) e vai propor diálogo entre a comunidade escolar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/PMDF
policial ameaçou aluno no df
1 de 1 policial ameaçou aluno no df - Foto: Reprodução/PMDF

As imagens de um policial militar ameaçando “arrebentar” um estudante no Centro de Educacional (CED) 1 da Estrutural chocaram o Distrito Federal. Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) da região, Valério Cristiano dos Santos, as cenas são “reprováveis”.

“Os pais têm de ficar à vontade e ter certeza de que os filhos não vão para a escola para sofrer esse tipo de abordagem. Foi uma situação isolada, não é corriqueira. A relação com os policiais tem sido tranquila, mas discordo dessa abordagem pontual”, comentou o presidente do Conseg regional.

Educadora que chamou PM de “cagão” é exonerada; militar ganha promoção

PM discute com aluno em escola pública do DF: “Te arrebento, moleque”

Veja o vídeo da ameaça:

Nesta quarta-feira (11/5), a partir das 19h, o conselho fará uma reunião na escola sobre o episódio. Segundo Valério, a proposta da reunião é dar voz para todas as partes, principalmente para os pais dos estudantes. “A ideia é fazer a mediação, tentar chegar a um consenso. Nossa ideia é atuar como mediadores”, resumiu.

“Não devemos tomar julgamentos precipitados e prejudicar um projeto muito acertado, mas a Secretaria de Segurança e os gestores do projeto devem dar uma resposta para comunidade”, pontuou.

O CED 1 é uma escola cívico-militar e tem gestão compartilhada com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Para Valério, se o projeto é conduzido corretamente, mostra-se importante para a comunidade.

Afastamento

A PMDF decidiu vai afastar o agente que ameaçou “arrebentar” o estudante do CED 1 da Estrutural. “Sobre a possível ameaça envolvendo um policial militar e um aluno da escola, informamos que o caso será apurado e que os responsáveis serão afastados das atividades”, afirmou a corporação, por nota.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a Secretaria de Educação do DF também investigarão o caso.

A escola é palco de confusão desde que a antiga vice-diretora chamou um policial militar de “cagão”. Com a polêmica, a mulher foi exonerada, o que motivou protesto por parte dos alunos.

“Te arrebento”

Nas imagens, o policial é flagrado mandando o garoto colocar as mãos para trás e questiona se o adolescente é corajoso. “Na frente dos outros, você não é machão?”, pergunta o PM.

A conversa entre os dois continua sob tom de ameaça. Segundo o estudante, o policial o desrespeitou desde o início do diálogo.

Como resposta, o PM grita para o jovem “abaixar a bola”. Na sequência, o aluno indaga se o militar vai bater nele. “Se precisar, você quer ver? Eu te arrebento”, responde o oficial.

No fim do vídeo, outro estudante, que gravou toda a cena, alega que os adolescentes são tratados como bandidos no Centro Educacional.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?