Conselho de Saúde do DF quer aumento de restrições para conter a Covid-19
Resolução com oposição às medidas de liberação das atividades econômicas foi publicada no DODF desta quarta-feira (16/12)
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Saúde do Distrito Federal publicou resolução no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (16/12) para recomendar o aumento das restrições na capital da República durante a pandemia da Covid-19.
No texto, o órgão se posiciona contra a liberação total das atividades econômicas enquanto existir a crise sanitária e aponta que as mudanças no grau de isolamento social traz consequências sobre a taxa de expansão de casos.
O Conselho ressalta oposição à retomada das atividades escolares até que ocorra o real declínio do patamar de casos e óbitos por Covid-19 no Distrito Federal.
Veja a publicação na íntegra:
A resolução propõe que a retomada das atividades ocorra de forma gradual e programada, obedecendo à criteriosa observação da ausência de fatores. Também quer intensificar a fiscalização de uso da máscara e das demais regras condicionantes à retomada da atividade.
Outra orientação é para que o governo adote medidas que priorizem a redução de veículos e pessoas nos espaços públicos, como forma de diminuir a contaminação pelo vírus, até que ocorra o comprovado declínio da curva epidêmica.
Média móvel
A média móvel de mortes por Covid-19 no Distrito Federal caiu para 12 nessa terça-feira (14/12). Na comparação com o indicador apurado há 15 dias, houve alta de 71,4%, o que mostra acréscimo na quantidade de mortes.
Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação dos especialistas no sentido de comparar a média móvel do dia com a de duas semanas atrás. As oscilações no número de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam invariabilidade.
Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF notificou 240,9 mil contaminações e 4.095 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram 9 mortes e 737 novas infecções.