Conselho de Planejamento aprova projeto de reforma na W3 Norte
A Seduh-DF é autora do projeto modelo da reforma, que prevê a transformação das quadras 707/708 do Setor Comercial Local Residencial Norte
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira etapa da reforma na W3 Norte, no Plano Piloto, foi aprovada pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) nessa quinta-feira (23). A revitalização da avenida foi uma das promessas de campanha do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), em 2018.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) é autora do projeto modelo da reforma, que prevê a transformação das quadras 707/708 do Setor Comercial Local Residencial Norte (SCLRN) e seu entorno imediato.
O trecho escolhido será experimental para receber a proposta de reforma de toda a via, sendo replicada posteriormente nas demais quadras da W3 Norte, se adequando às peculiaridades de cada área.
No projeto é previsto mais acessibilidade com a criação de calçadas amplas, piso tátil, rotas acessíveis a partir dos abrigos de ônibus e em todos os blocos comerciais, ciclovias e praças renovadas com mais arborização e mobiliário urbano.
O trecho escolhido servirá como experimental do projeto, e vai receber a proposta de reforma de toda a via. Posteriormente, a obra será replicada nas demais quadras da W3 Norte, sendo replicada posteriormente nas demais quadras da W3 Norte, adaptando-se às circunstâncias de cada área.
As apostas do projeto para aumentar a acessibilidade na região conta com a criação de calçadas amplas, piso tátil, rotas acessíveis a partir dos abrigos de ônibus e em todos os blocos comerciais, ciclovias e praças renovadas com mais arborização e mobiliário urbano.
“Esse projeto é extremamente importante, principalmente para a população de Brasília”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz.
“O projeto das quadras 707/708 da W3 Norte será a primeira requalificação de toda a avenida, a exemplo do que foi feito na W3 Sul, para início da execução já no próximo ano e, em seguida, sua continuidade nas demais quadras”, informou.
A reforma e adequação dos estacionamentos, que devem ser melhores demarcados e interligados com os bolsões de vagas, também é esperada. As quadras 707/708 devem contar com 507 vagas para veículos e 118 para motos, além de bicicletários.
A construção de calçadões ligando as paradas de ônibus da W3 às quadras residenciais faz parte do planejamento de obras. Esse sistema facilitaria o acesso de quem passa no local.
Também são propostas novas passagens elevadas para facilitar o deslocamento diário de pedestres e ciclistas entre as quadras. Além disso, a via interna entre os blocos comerciais das 700 será reconfigurada para ser uma área sinalizada e compartilhada entre carros e pedestres, chamada de Zona 30, com velocidade máxima de 30 km/h, visando tornar a circulação mais segura.
O representante da Terracap, Hamilton Lourenço, ressaltou os problemas na W3 Norte, como ocupações irregulares e calçadas deterioradas, enfatizando a necessidade de reforma. “Lá é um frankenstein, com degraus e rampas degradadas, invasões. Por isso, deixo muito claro meu voto pela aprovação do projeto”, reforçou.
A iniciativa, após consulta pública virtual em setembro, obteve 97,3% de aprovação dos participantes.
Promessa de 2018
Durante a cerimônia de entrega das obras na W3 Sul, em 20 de dezembro de 2021, Ibaneis lembrou da obra que foi prometida na campanha eleitoral do governador em 2018.
“Já estamos avançando nos projetos da W3 Norte, que deverão estar sendo licitados agora no mês de janeiro ou fevereiro de 2022. É uma obra de suma importância. Isso aqui, antigamente, era conhecido como o shopping center do DF. Todos os comércios existiam nessa região”, lembrou Ibaneis.
Na época, o governador prometeu recuperar a efervescência da W3. “A gente quer que volte a alegria da W3, dos comércios, dos restaurantes, gerando emprego e renda”, explicou.
O GDF ainda não havia estimado o custo do investimento para a revitalização do trecho norte da avenida.
Próximo passo
O próximo passo é o projeto ser aprovado por uma portaria publicada pela Seduh no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Depois, a matéria será encaminhada à Secretaria de Obras (SODF) para elaboração dos projetos executivos e complementares, que possibilitarão a execução das obras.
Com informações da Agência Brasília