Conselho de odontologia e PCDF flagram outro falso dentista
Profissional tem apenas registro como técnico de prótese dentária. Ele atendia em consultório de Santa Maria
atualizado
Compartilhar notícia
Após o flagrante de uma falsa dentista atuando em Águas Claras, a fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) identificou outro caso na capital da República. Desta vez, trata-se de um homem que se passava por cirurgião-dentista em Santa Maria — o profissional tem registro ativo apenas como técnico de prótese dentária.
O conselho recebeu a denúncia de uma paciente. Em ação conjunta com a Polícia Civil do Distrito Federal, a equipe encontrou, na quinta-feira (26/8), o acusado exercendo a função ilegalmente em consultório, sem as devidas condições sanitárias e sem a documentação obrigatória estabelecida por lei.
Segundo o CRO-DF, a clínica não tem condições mínimas para a segurança do exercício odontológico e foi proibida temporariamente de funcionar.
O presidente do conselho, Marco Antônio dos Santos, ressalta que a atividade fim do conselho é fiscalizar o exercício da odontologia.
“Em ação conjunta com a PCDF, foi constatado mais um caso de exercício ilegal da profissão. O CRO-DF tem como finalidade proteger a saúde da população e aqueles que exercem legalmente a profissão”, afirmou.
Além do processo ético, o profissional responde criminalmente, na Justiça comum, pelo crime de exercício ilegal, previsto no artigo 282 do Código Penal.
O site do CRO-DF disponibiliza canais para a denúncia de práticas irregulares e ilegais. Acesse o campo “Código de Ética”, “Denúncia Formal” ou “Denúncia Anônima”.