Conselho da Criança pede “absoluta prioridade” à vacinação no DF
Resolução com a recomendação foi publicada nesta terça-feira (22/12) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF)
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA-DF) publicou, nesta terça-feira (22/12), resolução no Diário Oficial do DF (DODF) para pedir “absoluta prioridade” aos direitos da infância e da juventude e recomendar ao GDF que adote providências e encaminhamentos necessários dentro do Programa Nacional de Imunizações.
Segundo o texto, fica recomendada a prorrogação do prazo de vacinação de crianças e adolescentes a fim de que possa cumprir a meta estabelecida e a intensificação das campanhas de conscientização sobre a vacinação, visando a ampla mobilização social nesse tema.
Também de acordo com a publicação, deve haver articulação para a utilização dos espaços das instituições de atendimento social para ampliação dos locais de vacinação.
Veja a publicação na íntegra:
O conselho é um órgão autônomo vinculado administrativamente à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF).
O órgão reforça que “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”