Conselho da Criança e do Adolescente seleciona planos de reintegração
Organizações da sociedade civil colocarão em prática projetos para adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) divulgou os dois projetos selecionados para atendimento dos adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo do Distrito Federal. O resultado saiu nessa terça-feira (6/4), no Diário Oficial do DF (DODF).
As duas organizações da sociedade civil vão receber recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) para realizar o trabalho. As instituições devem apresentar o plano de trabalho e a documentação de habilitação até o dia 27 de abril.
Os convocados são o Instituto de Educação, Esporte, Cultura E Artes Populares (IECAP), que apresentou a proposta “Janela do Futuro”, e o Instituto Solar do Sentir Educação e Vida, com o projeto “Ecossocioeducação: formação de lideranças comunitárias e empreendedorismo social para jovens egressos do sistema socioeducativo no DF”.
No total, serão investidos R$ 3,4 milhões para a execução das duas iniciativas, que atenderão adolescentes que já cumpriram medidas de internação, semiliberdade e meio aberto. Os adolescentes atendidos terão acesso a atividades culturais, esportivas e de lazer, cursos de capacitação profissional, acompanhamento escolar e atendimento psicossocial.
“O que nós queremos é preparar esses jovens para o processo de transição entre a medida socioeducativa e o retorno a vida familiar e social, fortalecendo a cidadania, a autonomia e o protagonismo deles. É assim que vamos contribuir para redução da reincidência infracional”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
A proposta é que os adolescentes atendidos também recebam uma bolsa de ajuda de custo mensal, no valor mínimo de R$ 400, durante o período de acompanhamento, que deve ser de no máximo 12 meses.
Doações
Qualquer cidadão e empresa pode doar para o FDCA. Apenas neste ano, foram selecionados mais de 30 projetos que serão financiados com esses recursos.
É possível fazer uma doação diretamente da Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2021, até o dia 30 de abril. Nesse caso, o contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido para o fundo, sem gastar nada a mais com isso.