metropoles.com

Conselho da Criança e do Adolescente seleciona planos de reintegração

Organizações da sociedade civil colocarão em prática projetos para adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Agência Brasília
criança joga bola
1 de 1 criança joga bola - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) divulgou os dois projetos selecionados para atendimento dos adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo do Distrito Federal. O resultado saiu nessa terça-feira (6/4), no Diário Oficial do DF (DODF).

As duas organizações da sociedade civil vão receber recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) para realizar o trabalho. As instituições devem apresentar o plano de trabalho e a documentação de habilitação até o dia 27 de abril.

Os convocados são o Instituto de Educação, Esporte, Cultura E Artes Populares (IECAP), que apresentou a proposta “Janela do Futuro”, e o Instituto Solar do Sentir Educação e Vida, com o projeto “Ecossocioeducação: formação de lideranças comunitárias e empreendedorismo social para jovens egressos do sistema socioeducativo no DF”.

No total, serão investidos R$ 3,4 milhões para a execução das duas iniciativas, que atenderão adolescentes que já cumpriram medidas de internação, semiliberdade e meio aberto. Os adolescentes atendidos terão acesso a atividades culturais, esportivas e de lazer, cursos de capacitação profissional, acompanhamento escolar e atendimento psicossocial.

“O que nós queremos é preparar esses jovens para o processo de transição entre a medida socioeducativa e o retorno a vida familiar e social, fortalecendo a cidadania, a autonomia e o protagonismo deles. É assim que vamos contribuir para redução da reincidência infracional”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A proposta é que os adolescentes atendidos também recebam uma bolsa de ajuda de custo mensal, no valor mínimo de R$ 400, durante o período de acompanhamento, que deve ser de no máximo 12 meses.

Doações

Qualquer cidadão e empresa pode doar para o FDCA. Apenas neste ano, foram selecionados mais de 30 projetos que serão financiados com esses recursos.

É possível fazer uma doação diretamente da Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2021, até o dia 30 de abril. Nesse caso, o contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido para o fundo, sem gastar nada a mais com isso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?