metropoles.com

Conselheiro tutelar é ameaçado de morte por pai de família no DF

Caso ocorreu no Gama. Pai de dois meninos observado por susposta agressão mandou mensagem ameaçando conselheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Google Street View/Reprodução
conselhotutelargama
1 de 1 conselhotutelargama - Foto: Google Street View/Reprodução

Um conselheiro tutelar foi ameaçado de morte na última semana no Distrito Federal. O servidor foi atacado pelo pai de duas crianças, após uma visita à residência da família. O caso ocorreu no Gama, na última quinta-feira (18/1).

O conselheiro, de 37 anos, foi até o local para verificar um suposto caso de agressão e maus-tratos contra as crianças de uma família. Em casos do tipo, o Conselho Tutelar realiza diversas visitas e apenas encaminha a ocorrência para o Judiciário se não houver melhora da situação.

Após a visita de quinta, o homem enviou uma mensagem no WhatsApp do próprio Conselho Tutelar do Gama afirmando que, caso perdesse a guarda dos filhos, mataria o servidor. “Se eu perder a guarda dos meu filhos eu mato o conselheiro, pode crer”, escreveu.

Foto de celular aberto em conversa do WhatsApp
Caso ocorreu no Gama

Procurado pelo Metrópoles, o servidor afirmou que atua como conselheiro há cinco anos e foi a primeira vez que recebeu ameaça de morte.

“É uma sensação de insegurança. A gente tem os vigilantes, mas eles cuidam mais do patrimônio. Nós, conselheiros, não temos uma segurança especializada para situações como essa”, disse.

O servidor registrou ocorrência e avisou a Secretaria de Justiça, responsável pelos Conselhos Tutelares do DF, sobre o ocorrido.

Ameaças a conselheiros do DF

Outros casos de ameaça a conselheiros tutelares chamaram a atenção em ano anteriores no DF. Em dezembro do ano passado, por exemplo, um homem de 49 anos ameaçou uma conselheira tutelar dentro da unidade da Estrutural. Segundo a vítima, o cidadão teria sido condenado por violação dos direitos de crianças e perdeu a guarda dos filhos.

Já em abril, outro conselheiro foi ameaçado de morte pelo pai de três crianças vítimas de espancamento, no Gama. Depois de o agressor ser alvo de denúncia pelas agressões cometidas contra os filhos, o Conselho Tutelar pediu a transferência dos meninos para um abrigo público. Um dia após a decisão pelo afastamento das crianças do convívio familiar, o agressor ameaçou dar “10 tiros na cara” do conselheiro.

O que diz o GDF

Procurada, a  Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) se manifestou por meio de nota. Leia abaixo, na íntegra:

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) informa que ameaças contra conselheiros tutelares devem ser imediatamente oficializadas à Policia Civil do DF. Após o registro, o conselheiro deve comunicar o feito à Sejus, que dará andamento junto à Coordenação de Apoio aos Conselhos Tutelares com base na Portaria nº 27, de 17 de julho de 2020, que normatiza a questão. A Sejus-DF acrescenta que a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, está constantemente em contato com o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, para juntos construírem soluções legislativas direcionadas à proteção dos conselheiros tutelares. Em uma das reuniões, Passamani solicitou ao secretário de Segurança o apoio prioritário aos conselheiros, o que será garantido“.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?