metropoles.com

Conplan aprova criação do Museu Interativo da Arte no prédio do Touring

O conselho também deliberou sobre a revitalização da área externa do prédio. O Sesi será o responsável pelo museu no coração de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Museu interativo
1 de 1 Museu interativo - Foto: Reprodução

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou nesta quinta-feira (29/10) o projeto de criação do Museu Interativo da Arte, Ciência e Tecnologia e a revitalização do espaço ao redor dele. O museu será instalado no prédio do Touring Club, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que faz parte da história e da paisagem de Brasília. A obra é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural e está prestes a se tornar uma referência mundial como laboratório aberto ao público para imersão no aprendizado.

Localizado no Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a edificação de propriedade particular foi tombada em 2017, e agora se prepara para receber o museu.

A iniciativa é dos atuais proprietários do Touring, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Os conselheiros aprovaram o projeto arquitetônico a partir do parecer conjunto dos relatores Heloísa Melo Moura, do Instituto dos Arquitetos do Brasil-DF (IAB-DF), e Pedro Grilo, do Conselho de Arquitetura do DF (CAU). No relato, eles elogiaram o projeto do museu, elaborado pelo arquiteto Gustavo Penna, com a recomendação de que seja feito um ajuste de acesso mais direto do túnel que liga a praça do Setor de Diversões Sul ao novo espaço.

“O projeto é lindíssimo, é importantíssimo para a cidade, ressaltamos somente a questão da conectividade urbana”, disse Pedro Grillo na reunião.

SesiLab

Com a inauguração já anunciada para o dia 21 de abril de 2022 – aniversário da capital –, o local batizado como SesiLab oferecerá uma vivência, nos cerca de 7 mil metros quadrados, com experimentos expostos para provocar os visitantes a absorverem o conteúdo de forma multissensorial, conforme detalharam os idealizadores ao Metrópoles.

Toda a área externa, incluindo praças e um túnel desativado, também serão abraçados pelas entidades, por meio do projeto Adote uma Praça, da Secretaria de Projetos Especiais.

“É um conceito ‘hands on’, quando você interage o tempo todo com as instalações expostas. É algo a mais do que apenas a contemplação do ensino. Nesse conceito, você participa do experimento e isso gera um processo de aprendizado muito mais completo”, adianta Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai e também diretor-superintendente do Sesi.

O presidente do Conplan e secretário de Habitação do DF, Mateus Oliveira, elogiou a iniciativa. “O projeto é muito bem-vindo não só porque vai preservar uma edificação muito importante no Eixo Monumental , mas principalmente porque vai dar uma função cultural para esse equipamento, oferecendo uma oportunidade de conhecimento para população do Distrito Federal e de todo Brasil, em especial os estudantes”, destacou.

Confira o projeto de requalificação aprovado em reunião do Conplan:

Veja como ficará o espaço a… by Metropoles

Touring

Antes dos novos proprietários, o prédio tombado chegou a ser negociado com os então responsáveis para virar uma igreja evangélica. Contudo, em 2015, as obras foram embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) por falta de autorizações.

O prédio foi desapropriado em 2018, quando a Confederação Nacional da Indústria (CNI) assumiu o local. Além da preservação do projeto original, todo o complexo do SesiLab, o que inclui a alameda a ser criada entre o espaço e o Museu da República, terá um investimento de R$ 164 milhões.

5 imagens
O Setor Cultural Sul terá mobiliário urbano, com bancos, bosque, árvores e 274 vagas para carros, ônibus escolares e bicicletas
Museu tecnológico será construído pelo Sesi/Senai
O prédio do Touring se tornará um espaço de ciência, arte, tecnologia e inovação
A iniciativa faz parte do programa Adote uma Praça
1 de 5

Novo museu a ser instalado no prédio do Touring

Sesi / Divulgação
2 de 5

O Setor Cultural Sul terá mobiliário urbano, com bancos, bosque, árvores e 274 vagas para carros, ônibus escolares e bicicletas

Sesi / Divulgação
3 de 5

Museu tecnológico será construído pelo Sesi/Senai

Sesi / Divulgação
4 de 5

O prédio do Touring se tornará um espaço de ciência, arte, tecnologia e inovação

Sesi / Divulgação
5 de 5

A iniciativa faz parte do programa Adote uma Praça

Sesi / Divulgação

Na justificativa do processo encaminhado à Seduh, a escolha do Touring para abrigar o espaço interativo se baseou em fatores como a importância histórica e arquitetônica do prédio tombado – que faz parte do conjunto cultural de Brasília composto pelo Teatro Nacional, a Catedral de Brasília, o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional – e a localização central, facilitadora do fluxo de visitantes.

Com a instalação do museu, pretende-se democratizar o acesso às informações relacionadas à inovação, à ciência e à tecnologia por meio da arte, incentivando a capacidade criativa e o potencial investigativo do visitante por meio de experiências elaboradas com os princípios básicos da física, da química, da matemática e da biologia.

Área externa

O Conplan aprovou também o projeto de requalificação dos espaços públicos do Setor Cultural Sul, situados entre o Touring e a Biblioteca Nacional. A proposta é de técnicos da Seduh.

Os conselheiros acompanharam o voto favorável da relatora Gabriela Tenório, da Faculdade de Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), que trouxe dados sobre a intensa utilização pre-área por pedestres.

As obras serão custeadas pelo Sesi/Senai, dentro do Programa Adote Uma Praça. Estão previstas mudanças no sistema viário, com foco na ligação entre o Eixo Monumental e a Via S2, criando áreas de pedestres entre o Touring e a Biblioteca Nacional; além da criação de 274 vagas para carros, ônibus escolares, paraciclos e bicicletas; paisagismo e mobiliário urbano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?