metropoles.com

Conheça os quatro candidatos ao cargo de reitor da Universidade de Brasília

Campanha começa oficialmente após as 19h desta quarta-feira, após a validação das chapas pela Comissão Organizadora da Consulta da UnB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
UnB
1 de 1 UnB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A eleição para a escolha dos próximos reitor e vice-reitor da Universidade de Brasilia (UnB) começa oficialmente às 19h desta quarta-feira (29/7). É quando a Comissão Organizadora da Consulta (COC), que coordena o pleito, se manifestará sobre as chapas concorrentes, dando início à campanha por votos.

Até às  18h desta terça-feira (28/7), quatro chapas estavam inscritas para participar do pleito.

Pela chapa “Somar”, buscam a reeleição a atual reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura; e o hoje vice-reitor, Enrique Huelva Unternbaumen. A chapa “Unifica UnB – seja plural”, apresenta como candidato a reitor Virgílio Caixeta Arraes, tendo Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa como concorrente para o cargo de vice-reitora.

A chapa “UnB pode muito mais” é encabeçada por Jaime Martins de Santana e Gilberto Lacerda dos Santos para as funções de reitor e vice-reitor, respectivamente. Por fim, na chapa “Tempo de florescer UnB”, Maria Fátima de Sousa disputa o comando da Reitoria, tendo ao seu lado Elmira Luzia Melo Soares Simeão.

Conheça os nomes na disputa:

Márcia Abrahão Moura é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da UnB. Professora titular do Instituto de Geociências (IG), é responsável pela administração da universidade desde novembro de 2016.

Possui graduação, mestrado e doutorado em geologia pela UnB, com período sanduíche na Université d’Orleans e BRGM, na França. Fez estágio pós-doutoral na Queen’s University, no Canadá. É docente da UnB desde 1995.

2 imagens
Atualmente, Márcia coordena a retomada das aulas na UnB
1 de 2

Ela conseguiu ser reeleita para o comando da UnB

Divulgação/chapa Somar
2 de 2

Atualmente, Márcia coordena a retomada das aulas na UnB

Divulgação/chapa Somar

 

Márcia Abrahão coordenou o Reuni, programa de reestruturação das universidades federais. No período, foram criados 36 cursos de graduação na UnB, muitos deles noturnos.

Coordena a volta às aulas na UnB, no modelo remoto, durante a pandemia do novo-coronavírus. Durante sua gestão, a universidade puniu com expulsão, anulação de créditos e cassação de diplomas de 25 estudantes acusados de fraudar o sistema de cotas raciais.

Candidata ao GDF

Fátima Sousa é professora associada do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde (DSC/FS) e atua na pós-graduação em Saúde Coletiva e Ciências da Saúde. Pelo PSol, disputou o Governo do DF (GDF) na eleição de 2018. Teve 65.648 votos.

Foi diretora da FS de 2014 a 2018. Desenvolvendo projetos como a Faculdade Promotora de Saúde, contribuiu na inserção da UnB na Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras de Saúde e na criação da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS).

2 imagens
Fátima assessorou a implantação do Programa Saúde da Família
1 de 2

Fátima Sousa disputou o GDF na eleição de 2018

Karina Zambrana/Chapa Tempo de florescer UnB
2 de 2

Fátima assessorou a implantação do Programa Saúde da Família

Karina Zambrana/Chapa Tempo de florescer UnB

Implantou e coordenou o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e participou da implantação do campus da UnB em Ceilândia.

Fez pós-doutorado na Université du Québec à Montréal, no Canadá; doutorado em ciências da saúde na UnB, mestrado em ciências sociais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e residências em medicina preventiva e social, além de enfermagem, na UFPB.

Diretor do Instituto de Ciências Biológicas

Jaime Martins de Santana é diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB. É biólogo com mestrado em biologia molecular pela universidade e doutorado em patologia molecular, pela UnB e a Universidade de Poitiers-França.

É membro do Comitê Medicina I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de avaliação de pós-graduação e foi conselheiro nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

2 imagens
Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Patologia Molecular na Faculdade de Medicina e foi decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB
1 de 2

Jaime Martins de Santana é diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB

Reprodução/Redes Sociais
2 de 2

Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Patologia Molecular na Faculdade de Medicina e foi decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB

Reprodução/Redes Sociais

Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia Molecular na Faculdade de Medicina.

Pós-doutor em história e ex-presidente da ADUnb

Virgílio Caixeta Arraes é graduado, mestre e doutor em história pela UnB e pós-doutor em história pela Université de Montréal (Canadá). Sua produção tem ênfase nos Estados Unidos.

2 imagens
É colaborador de diversas instituições e sua produção tem ênfase nos Estados Unidos
1 de 2

Professor de história, Virgílio Caixeta Arraes foi presidente da ADUnb

Reprodução/Redes sociais
2 de 2

É colaborador de diversas instituições e sua produção tem ênfase nos Estados Unidos

Reprodução/Redes sociais

Ocupou o posto de presidente da Associação dos Docentes da UnB (ADUnb) entre 2016 e 2018, sendo vice-presidente da instituição no biênio anterior.

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, atua como colaborador da Associação Brasileira de Relações Internacionais, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Escola Superior de Guerra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?