metropoles.com

Conheça Max Maciel, o “aba reta” que promete levar a periferia à CLDF

Pedagogo e ativista é especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça. Criado em Ceilândia, promete a periferia no centro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Deputado Distrital Max Maciel
1 de 1 Deputado Distrital Max Maciel - Foto: Reprodução/Instagram

Max Maciel (Psol) passou de 8 mil votos na eleição de 2018 para 35 mil neste ano. Com o resultado, foi eleito o terceiro deputado distrital mais votado em 2022. Esse será o primeiro mandato de Max como político, mas ele reforçou na campanha que já vinha fazendo um trabalho mesmo sem cargo na Câmara Legislativa.

Filho de nordestinos, o agora político do PSol nasceu e cresceu em Ceilândia, maior e mais populosa cidade do DF. No currículo, tem curso de pedagogia e uma especialização em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade de Brasília (UnB). Ele também foi membro do Conselho Nacional da Juventude e ajudou na criação da Política Integral da Saúde dos Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde.

“São mais de 20 anos atuando em uma militância focada em políticas para a juventude”, comenta. Nas campanhas de 2018 e deste ano, Max Maciel trouxe a promessa de colocar a periferia no centro das discussões políticas. A partir de 2023, ele vai poder colocar em prática algumas das proposições.

“Tudo o que vemos no DF é concretizado pela força da periferia, que é o centro. Somos potência. O problema se impõe para nós, se coloca para nós, mas temos superação, criatividade e condições de transformar tudo. A gente tem como princípio básico democratizar o debate sobre orçamento. O povo precisa entender quanto temos e para onde vai esse dinheiro”, diz.

6 imagens
1 de 6

LUAN HENRIQUE/DIVULGAÇÃO
2 de 6

Reprodução/Instagram
3 de 6

LUAN HENRIQUE/DIVULGAÇÃO
4 de 6

LUAN HENRIQUE/DIVULGAÇÃO
5 de 6

Reprodução/Instagram
6 de 6

LUAN HENRIQUE/DIVULGAÇÃO

Max tem como propostas o passe livre estudantil, a descentralização da cultura, o fortalecimento do empreendedorismo local e a qualificação da saúde pública. Na campanha, ressaltou os problemas enfrentados pelos usuários do transporte público. “Não podemos permitir que tenha tanto dinheiro enviado para as empresas sem que a população tenha retorno.”

Ativista social, ele ainda pretende combater a fome com programas sociais e dialogar com os moradores do Distrito Federal para ouvir demandas. “Será um mandato de participação popular, que é de onde viemos. Com o diálogo sendo o meio para transformação”, ressalta.

O governador Ibaneis Rocha (MDB), reeleito em primeiro turno, comentou que espera uma convergência com os distritais eleitos, mesmo aqueles de esquerda, como Max, Fábio Felix (PSol) e Chico Vigilante (PT), os três mais votados para a Câmara Legislativa. Para Max Maciel, o mandato na Casa será de respeito com o voto que elegeu o governador.

“Se escolheram Ibaneis, é com ele que vamos dialogar. Mas seremos oposição, com Fábio Felix e outros companheiros. Uma oposição combativa e com responsabilidade. Vamos fiscalizar, acompanhar e exigir participação popular nas decisões”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?