Congresso Nacional é iluminado de verde pelo Dia da Defensoria Pública
A cor simboliza a instituição e as luzes chamam atenção para a relevância da data
atualizado
Compartilhar notícia
O Congresso Nacional, assim como diversos monumentos pelo Brasil, está iluminado de verde na noite desta quinta-feira (19/5), em celebração ao Dia Nacional da Defensoria Pública. A cor simboliza a instituição e as luzes chamam atenção para a relevância da data.
Para comemorar o dia D, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) tem realizado várias ações do que tem sido chamado de Maio Verde. O tema escolhido este ano é “Onde há defensoria, há justiça e cidadania”.
Para este ano, a Defensoria Pública também organizou mutirões de atendimento ao público em diversos estados, como o Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
Por meio dos mutirões, os defensores públicos realizam petições iniciais de direito de família e prestam orientações jurídicas para a população.
A presidente da Anadep, Rivana Ricarte, explica que a campanha nacional 2022 será um instrumento de trabalho e de reflexão sobre o fortalecimento e valorização da Instituição.
“Queremos reforçar em todos os espaços a importância da Defensoria Pública e o trabalho das defensoras e defensores públicos para o acesso à justiça, a defesa de direitos e a promoção da cidadania para a população em situação de vulnerabilidade. Por outro lado, também faremos um trabalho essencial de diálogo com os Poderes sobre a importância do olhar para a Defensoria Pública sob a perspectiva da simetria constitucional”, afirma.