Congresso debate aumento de casos de suicídio entre jovens e indígenas
V Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio será realizado de 8 a 10 de agosto. Saiba como participar, presencialmente ou on-line
atualizado
Compartilhar notícia
Em 2021, mais de 15,5 mil pessoas morreram no Brasil em decorrência de suicídio. Isso significa que, a cada 34 minutos, uma pessoa tirou a própria vida, segundo o Ministério da Saúde. Esses e outros dados alarmantes serão discutidos no V Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio, que ocorre no auditório do Parlamundi/LBV, na Asa Sul (DF), de 8 a 10 de agosto.
Com o tema ‘Suicídio: Complexidade e Urgências na Cena Contemporânea’, o evento, realizado pela Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps), vai contar com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Para participar, seja on-line ou presencialmente, basta se inscrever por meio da plataforma Even3.
Nesta quinta-feira (8/8), a mesa redonda “Suicídio nos povos indígenas” vai debater o aumento de casos de autoextermínio entre indígenas. Em 2021, o suicídio representou 2,9% do total de óbitos nessa população. Debaterão sobre o tema o médico e presidente da Abeps, Carlos Felipe D’Oliveira, e os especialistas Daniel Canavese, do Ministério dos Povos Indígenas; Akemi Kamimura, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS); e Nita Tuxá, do Conselho Federal de Psicologia.
Na sexta (9/8), uma conferência conduzida por André Baniwa vai tratar do “Bem viver indígena e o sofrimento dos jovens na diversidade cultural”. Autor de livros que trazem reflexões sobre o modo de vida indígena, Baniwa é uma das mais antigas lideranças indígenas atuando no Alto Rio Negro, no Amazonas, e estará presencialmente no Congresso.
Encerrando o congresso, a conferência e “Tecnologia e prevenção do suicídio: para onde estamos indo?” volta as atenções para o alto índice de suicídios entre adolescentes e jovens. Em 2021, essa foi a terceira maior causa de mortalidade entre adolescentes de 15 a 19 anos, ficando atrás apenas de mortes por agressões e acidentes de transporte. A psicóloga e diretora científica da Abeps, Karen Scavacini, conduzirá as reflexões.
O evento tem o apoio do Instituto Vita Alere, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio, da Associação Brasileira dos Sobreviventes Enlutados por Suicídio e da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto.
Serviço
V Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio
Dias 8, 9 e 10 de agosto
No auditório do Parlamundi/LBV – 915 Sul, Asa Sul, Brasília (DF)
Horários e valores de inscrição na plataforma Even3
Mais informações: abeps.org.br