Feriado de Finados será de comércio aberto no Distrito Federal
Já museus e a Torre de TV fecham para a visitação durante o feriado na segunda-feira (2/11)
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia de Finados será de lojas de rua e shoppings abertos no Distrito Federal. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), os estabelecimentos funcionarão normalmente na segunda-feira (2/11).
Os shoppings ficam de portas abertas das 10h às 22h. Os supermercados também estão autorizados a abrir. Mas quem ficar na cidade precisa se organizar conforme os novos horários de funcionamento dos serviços públicos.
Uma das principais mudanças para quem precisa de atendimento público de saúde na capital é o fechamento das UBSs. Elas só voltam a funcionar nesta terça-feira (3/11). O mesmo ocorre com as farmácias de Alto Custo.
Na área de lazer, no entanto, o cenário é diferente. O Eixão será fechado para carros, nesta segunda, das 6h às 17h. O Zoológico abrirá as portas para visitantes.
Veja o que abre e o que fecha neste Dia de Finados:
Segurança
Apenas a 17ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Norte, terá expediente das 9h às 19h. As demais unidades funcionam 24 horas. A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficarão disponíveis.
Na Polícia Militar, o policiamento estará na ativa 24 horas em todo DF, sem alterações. Assim como o Corpo de Bombeiros, em regime de escalas de 24 horas, sem interrupção.
A Defesa Civil trabalha em esquema de plantão, com equipes de campo e pelo telefone 199, em casos de emergências.
Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os ambulatórios dos hospitais estarão fechados, voltando a funcionar na terça-feira (3/11). O mesmo ocorre com as farmácias de Alto Custo.
As emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funciona de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo I, II e AD estarão fechados na segunda-feira (2/11). As exceções são os Caps do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, que estarão com atendimento 24 horas.
A Fundação Hemocentro de Brasília não atenderá nesta segunda-feira (2/11).
Caesb
Não haverá expediente, com equipes de manutenção trabalhando em regime de plantão. O atendimento remoto, via WhatsApp, Agência Virtual, App, site e telefone 115, funcionam normalmente.
Transporte público
Os ônibus vão circular, seguindo a tabela de horário dos domingos.
Metrô
O metrô funcionará das 7h às 19h.
Detran-DF
Não haverá atendimento ao público. Ele só será retomado na terça-feira (3/11). Os serviços de fiscalização, educação e engenharia de trânsito funcionarão em escala especial.
DER-DF
Não haverá atendimento presencial no setor de Multas e Penalidades, na sede do órgão.
BRB
As agências bancárias não abrirão na segunda-feira.
Restaurantes comunitários
Os 14 restaurantes comunitários funcionaram, normalmente, em 30 e 31 de outubro, mas fecham no feriado do dia 2. As 21 unidades de acolhimento institucional, incluindo os alojamentos provisórios do Autódromo e de Ceilândia, funcionam normalmente.
Cultura e lazer
Os museus abaixo estarão abertos, conforme os seguintes horários:
- Museu Vivo da Memória Candanga: das 10h às 16h
- Memorial dos Povos Indígenas: das 9h às 15h
- Centro Cultural Três Poderes: das 9h às 15h
A Torre de TV estará fechada no feriado do dia 2.
Nesta segunda-feira, os brasilienses poderão aproveitar o Eixão do Lazer, das 6h às 17h. Outra opção é a W3 Sul.
Comércio
Lojas de rua e shoppings da capital estarão abertos. Os proprietários definirão o melhor horário para funcionar. Os shoppings abrem das 10h às 22h, e os supermercados estão autorizados a abrir. As farmácias do DF também funcionarão para atender à demanda do público.
Zoológico
O Zoológico funciona, normalmente. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.
Sem expediente
Codhab, Seduh, DF Legal, Na Hora, Procon e Agências do Trabalhador não terão expediente/atendimento no feriado.