Confira o que abre e o que fecha no dia de Corpus Christi no DF
Celebrado nesta 5ª feira, ponto facultativo pelo dia de Corpus Christi impactará funcionamento de alguns serviços no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Celebrado nesta quinta-feira (8/6), o dia de Corpus Christi — considerado ponto facultativo no Distrito Federal — impactará o funcionamento de alguns serviços. O Metrópoles explica o que abre e o que fecha na data, na capital do país.
As tradicionais celebrações da data católica na Catedral Metropolitana de Brasília começam às 6h, com montagem do tapete colorido no gramado central da Esplanada dos Ministérios, e incluem programação durante todo o dia.
O tapete artístico é formado por materiais como serragem, borra de café e sal. O arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, fará uma procissão pelo local, às 16h45. Também durante a tarde, fiéis poderão se confessar em uma tenda montada atrás do palco do evento.
A expectativa da Arquidiocese de Brasília é de que 70 mil pessoas acompanhem as celebrações, que incluem uma volta do arcebispo no papamóvel usado por João Paulo II em visita à capital federal. Na ocasião, Dom Paulo Cezar Costa dará bênçãos aos doentes, aos governantes e às famílias.
Confira o que abre e o que fecha:
Saúde
Todas as emergências dos hospitais regionais e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) vão manter o funcionamento 24 horas. Assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende de forma ininterrupta pelo telefone 192. A Fundação Hemocentro de Brasília não funcionará.
Haverá vacinação no Zoo de Brasília, das 9h às 17h, na quinta-feira, contra a gripe e covid-19. Bebês a partir de seis meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos serão atendidos. Basta levar um documento com foto e o cartão de vacina.
Na sexta-feira (9), apesar do ponto facultativo decretado pelo governo do Distrito Federal, as unidades da Secretaria de Saúde funcionarão normalmente, inclusive os locais de vacinação. Essa atividade também acontece no sábado.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta neste feriado. Os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem na quinta-feira, no sábado (10) e no domingo (11).
Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF) informou que os shoppings abrirão as portas e que o comércio de rua está autorizado a funcionar.
Bares e restaurantes, assim como supermercados, feiras e drogarias, devem funcionar normalmente, com base em orientação dos respectivos sindicatos patronais.
Transporte público
No dia de Corpus Christi, os ônibus do transporte público coletivo vão circular com horários de domingos e feriados. No entanto, linhas com destino à Rodoviária do Plano Piloto terão reforço das 12h às 21h, período em que ocorrerá evento religioso próximo à Catedral Metropolitana de Brasília.
Na sexta-feira (9/6), que teve decretado ponto facultativo, os coletivos cumprirão os horários de dias úteis. Os passageiros podem conferir as tabelas das viagens pelo site dfnoponto.semob.df.gov.br.
O metrô funcionará normalmente, das 5h30 às 23h30, na quinta (8/6) e na sexta-feira (9/6).
Fiscalização e segurança
Todas as unidades dos departamentos de Trânsito (Detran-DF) e de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) estarão fechadas até segunda-feira (12/6). Assim, não haverá atendimento presencial. Os servidores que atuam nas áreas de engenharia e fiscalização trabalharão em regime de escala.
Todas as delegacias da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) funcionam 24 horas, em regime de plantão. Assim como os quartéis do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e da Polícia Militar (PMDF).
A Defesa Civil também mantém equipes de técnicos plantonistas todos os dias, 24 horas.
Lazer e cultura
Na quinta (8/6) e na sexta-feira (9/6) Jardim Zoológico estará aberto normalmente, das 8h30 às 17h. Na Torre de TV, o funcionamento do mirante será das 9h às 19h.
O Eixão ficará fechado para veículos e aberto a pedestres, na quinta-feira (8/6), das 6h às 18h
Todos os parques sob administração do Brasília Ambiental funcionarão normalmente nos dois dias de ponto facultativo.
Confira os horários:
Parque Recreativo do Gama
- Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Distrital das Copaíbas
- Aberto todos os dias, das 8h às 18h
Monumento Natural Dom Bosco
- Aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico do Paranoá
- Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Sucupira
- Aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico do Lago Norte
- Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico da Asa Sul
- Aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico Olhos d’água
- Aberto todos os dias. Portão principal, das 5h30 às 20h, e portões laterais, das 6h às 18h
Parque Ecológico Ezechias Heringer
- Aberto todos os dias, das 6h às 22h
Parque Ecológico de Águas Claras
- Aberto todos os dias, das 5h às 22h
Parque Ecológico do Riacho Fundo
- Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Areal
- Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Veredinha
- Aberto todos os dias, das 6h às 22h
Parque Ecológico Cortado
- Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Três Meninas
- Aberto todos os dias, das 7h às 18h
Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul
- Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Península Sul
- Aberto todos os dias, das 6h às 22h