Condomínio do DF tem 6,3 mil casas, boa parte delas vagas. Entenda
O condomínio Itapoã Parque tem 6.322 domicílios. Porém, segundo o Censo 2022, a maioria deles está vago ou é usado ocasionalmente
atualizado
Compartilhar notícia
O resultado do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (21/3), revela que existe um condomínio no Distrito Federal com mais de 6,3 mil casas, mas a maioria das habitações está desocupada ou é usada ocasionalmente. Trata-se do condomínio Itapoã Parque, empreendimento erguido com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida.
De acordo com o IBGE, há, exatamente, 6.322 domicílios no local, “embora ainda não estivesse ocupado por pessoas plenamente, contendo em boa parte domicílios vagos ou de uso ocasional”. O instituto ainda definiu o condomínio como o “setor censitário com maior número de domicílios do país”.
Celina Leão entrega mais 320 imóveis no Itapoã Parque
Segundo o Governo do DF, ao todo, o Itapoã Parque contará com 12.112 apartamentos. No ano passado, o bairro ganhou a primeira escola, com capacidade para 1,3 mil alunos, e há a previsão de equipamentos públicos de saúde e assistência social, além de praças, jardins e lotes comerciais vendidos pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).
A previsão é que o Itapoã Parque abrigue 50 mil moradores – o número tem como base a média de pessoas por família, que é de quatro membros.
Censo 2022: DF tem 91 homens para cada grupo de 100 mulheres
O censo
O censo confirmou que a população residente no DF é formada por 2,82 milhões de pessoas. Com uma extensão de 5.760 km², a capital federal conta com uma média de 489 pessoas por cada km².
Segundo o IBGE, o Censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios brasileiros — cerca de 58 milhões espalhados por 8.514.876,599 km²— para conhecer a situação de vida da população nos municípios do país.
“Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo”, diz o IBGE.