metropoles.com

Concurso da Polícia Civil do DF tem mais de 100 mil inscritos

Cebraspe divulgou a quantidade de candidatos por vaga para emprego de agente e escrivão nesta sexta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
policiacivil
1 de 1 policiacivil - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou, nesta sexta-feira (25/9), o número de inscritos no concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Para o cargo de agente da PCDF, foram mais de 88 mil inscrições disputando 450 vagas.

São 864 candidatos com deficiência, concorrendo a 30 vagas. Mais de 15 mil pessoas autodeclaradas negras concorrem a 120 vagas de cotistas.

Já para o cargo de escrivão, foram mais de 52 mil inscritos para disputar 300 postos de trabalho. Nesse caso, serão 225 oportunidades abertas para concorrência ampla. Candidatos autodeclarados negros totalizaram 8.668 inscrições e disputarão 60 vagas. Pessoas com deficiência somaram 550 inscrições, concorrendo a 15 vagas de escrivão da PCDF.

Provas deverão ser marcadas

Ainda não há data prevista para a aplicação das provas. O certame foi cancelado em 14 de setembro, devido à pandemia de Covid-19.

Nessa quinta-feira (24/9), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decidiu que o Executivo local, a banca organizadora e a Polícia Civil determinassem nova data para o concurso em até 10 dias. A manifestação foi resultado de ação popular com pedido de liminar interposto por um candidato. Ainda conforme a sentença, as provas deverão ser aplicadas em prazo máximo de 90 dias.

Na ação, o autor pediu que a Justiça mantivesse, em caráter liminar, a realização da prova em 18 de outubro (data originalmente prevista). O pedido, contudo, foi negado pelo juiz Daniel Eduardo Branco Carmacchioni, da 2ª Vara de Fazenda Pública.

Na decisão, o magistrado pontuou que a motivação, justificada pela Diretoria da Escola Superior da PCDF, seria o risco de contágio pelo novo vírus, o que considerou “absolutamente legítima e razoável, se não fosse a conduta dos gestores públicos que se antecederam à referida decisão administrativa”.

Para Carmacchioni, a PCDF errou ao publicar o edital do concurso da corporação “no auge da pandemia do novo coronavírus” na capital do país. “Na oportunidade, sem qualquer preocupação com a saúde pública, o edital foi publicado, com abertura de prazo de inscrição, prazo para pagamento de taxa e cronograma de provas”, defende em sentença.

Além da publicação do edital em meio à pandemia de Covid-19, o magistrado também questiona o fato de as provas terem sido suspensas após o final do período para pagamento de taxas de inscrição “em momento que o próprio Distrito Federal está a flexibilizar atividades que possam causar aglomeração de pessoas”.

“O que se observa é ausência plena de planejamento para o referido concurso público, tanto que o edital foi publicado no pior cenário da pandemia e a suspensão das provas ocorre apenas após o prazo final previsto para o pagamento da taxa de inscrição”, critica o magistrado.

Diante disso, ele pediu que o GDF e a Diretoria da Escola Superior da PCDF apresentem relatório técnico-sanitário capaz de evidenciar a impossibilidade de realização da prova por questões de segurança sanitária.

Suspensão

Em 14 de setembro, a PCDF anunciou o cancelamento das provas da seleção pública, sem divulgar nova data para realização do certame.

A decisão, divulgada pela diretora Gláucia Cristina da Silva, foi tomada devido ao “substancial quantitativo de candidatos oriundos de outras unidades da Federação inscritos”.

Gláucia disse que a corporação também levou em consideração o fato de “que a curva epidemiológica do vírus da Covid-19 ainda demanda cuidados no Distrito Federal”.

De acordo com o diretor-geral da PCDF, delegado Robson Cândido, o exame tem abrangência nacional, com candidatos de quase todas as unidades federativas inscritos. “Por conta disso, em conversa com os organizadores do concurso, decidimos suspender as provas, sem prazo para a remarcação, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Tão logo haja soluções para a questão sanitária, a nova data será informada”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?