Concurso da PMDF: mudança em nota de corte elimina candidatos. Entenda
Decisão do TCDF muda a nota de corte das provas objetivas. Caso seja mantida, a medida exclui concorrentes, mesmo com a redação corrigida
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) alterou a nota de corte do concurso para soldado da Polícia Militar (PMDF). Caso seja mantida, a decisão eliminará candidatos e candidatas aprovados no certame.
A Corte de contas redefiniu a nota de corte das provas objetivas de 46,2 para 47,79. Desta forma, mesmo concorrentes que tiveram as redações corrigidas serão eliminados.
Oficialmente, o impacto da mudança não foi divulgado. Mas, entre grupos de concorrentes aprovados, corre o levantamento de que aproximadamente 450 serão eliminados caso a decisão seja mantida.
Os aprovados e aprovadas se preparam para o teste de aptidão física (TAF), previsto para janeiro de 2024. A PMDF enfrenta um grave problema de déficit de pessoal.
O que aconteceu?
Em 22 de agosto, a PMDF publicou novamente o edital do concurso, com a anulação de três questões. Desta forma, a pontuação mínima para aprovação caiu de 47,79, para 46,2.
No entanto, em 6 de dezembro, o TCDF reestabeleceu a nota de corte de 47,79, correspondente a 46 questões das provas.
Tabus
O concurso para soldado da PMDF chegou a ser suspenso por causa do debate sobre o limite de vagas para mulheres. Mesmo com notas melhores do que homens, candidatas aprovadas não teriam redações corrigidas.
O PT ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a lei usada para justificar a limitação de 10% das vagas da PM para mulheres. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin suspendeu o certame.
Zanin liberou o concurso sem a restrição de gênero após homologar um acordo entre as partes. Antes da nova decisão do TCDF, as provas objetivas foram corrigidas.
Outro lado
O Metrópoles entrou em contato com a PMDF sobre a questão. A corporação se limitou a dizer que ainda analisa a decisão do TCDF.
Leia a nota completa:
A Polícia Militar do Distrito Federal informa que está analisando a última decisão, bem como as anteriores, e que irá cumprir o que foi determinado. Ressaltamos que, após a análise, caso restem dúvidas, o TCDF será consultado para esclarecimentos adicionais.
O TCDF afirmou que acompanha o concurso para soldado da PMDF, dentro do processo de fiscalização em curso. A decisão sobre a redefinição da nota de corte foi tomada em 6 de dezembro.