Como tirar carteira de identidade no DF. Veja no passo a passo
Para emissão de 1ª ou 2ª via é necessário realizar agendamento no site da PCDF. Para quem não internet, existe a opção do telefone 156
atualizado
Compartilhar notícia
Ter em mãos um documento de identificação é quase que obrigatório. No entanto, muitas pessoas não sabem a forma de adquirir de uma a carteira de identidade (CI) no Distrito Federal. Dessa forma, o Metrópoles preparou um passo a passo com dicas para aqueles que ainda têm dúvidas.
Embora o órgão emissor que aparece na CI seja a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), é a Polícia Civil quem emite o documento, de forma gratuita, por meio do Instituto de Identificação (II).
Para emissão de 1ª ou 2ª via é necessário realizar agendamento no site da PCDF. Para aqueles que não têm acesso à internet, o agendamento pode ser realizado pelo telefone 156.
Para fazer o agendamento, é necessário informar o nome completo, data de nascimento, CPF, e-mail e telefone. Em seguida, o interessado deverá preencher as informações solicitadas nas três abas disponibilizadas no site e clicar em concluir. Por fim, verifique se foi enviado ao e-mail cadastrado o comprovante de agendamento.
A PCDF disponibiliza as vagas para agendamento de duas formas: todo dia útil, das 8h30, 10h30, 14h30 e 16h30. O atendimento não será realizado se o agendamento tiver sido realizado utilizando CPF de terceiros. Caso a pessoa não tenha CPF, deve acessar previamente o site da Receita Federal do Brasil ou procurar entidades credenciadas (agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios) para que seja providenciado.
Documentação obrigatória
Para o brasileiro nato, é necessário apresentar certidão de nascimento, casado ou viúvo. O brasileiro naturalizado deverá apresentar certificado de naturalização ou cópia legível do Diário Oficial da União (DOU) constando o número da portaria e a data de publicação.
Os portugueses beneficiados pelo Estatuto da Igualdade e Tratado da Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal deverão apresentar o Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres ou cópia legível do DOU constando o número da portaria e a data de publicação.
Menores de 16 anos
Jovens menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal judicialmente designado durante o atendimento. Em caso de impossibilidade de comparecimento na data do atendimento, o pai, a mãe ou o responsável legal deverão enviar o documento de identificação original, bem como um formulário de autorização preenchido e assinado. (Clique aqui para baixar)
A carteira de identidade não fica pronta no ato do atendimento. O prazo previsto de entrega é de 4 dias úteis – não contando com o dia do atendimento.