metropoles.com

Comissão nacional do PT discute situação de Rosilene Corrêa no dia 7

Câmara de Recursos do partido decidiu anular o nome da dirigente do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) neste sábado (2/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fotografia colorida de grupo de pessoas com mãos levantadas
1 de 1 Fotografia colorida de grupo de pessoas com mãos levantadas - Foto: Divulgação

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, marcou para a próxima quinta-feira (7/4) uma reunião com membros da Comissão Executiva Nacional para discutir a candidatura da professora Rosilene Corrêa ao Governo do Distrito Federal (GDF). A decisão ocorreu neste sábado (2/4), mesmo dia em que a Câmara de Recursos do partido decidiu anular o nome da dirigente do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF).

Segundo mensagem encaminhada a membros da legenda, a discussão deve ocorrer a partir das 18h. Em pauta está a situação do DF, onde um recurso foi apresentado pelo bloco Unidos pelo PT pedindo que a executiva nacional acompanhe de perto o processo eleitoral em Brasília, e também o calendário eleitoral geral.

Um dos fundadores do PT-DF, o deputado distrital Chico Vigilante espera que a decisão da câmara recursal do partido seja ignorada na comissão nacional. “Essa comissão recursal não existe estatutariamente e não tem poder extraordinário de tomar uma decisão e dizer que contra tal decisão não cabe recurso”, disse em nota.

Segundo ele, para que seja desautorizada a decisão de um diretório regional, a decisão nacional do PT precisaria se reunir e decidir. “O que não pode acontecer é de se terceirizar a decisão por meio de uma suposta comissão que, do ponto de vista estatutário e legal, não existe”.

Anulação de candidatura ocorreu neste sábado

O comando nacional do PT anulou, neste sábado, a decisão do diretório regional da sigla no Distrito Federal que definiu o nome de Rosilene Corrêa para disputar o GDF. A determinação foi da Câmara de Recursos do Diretório Nacional do partido.

De acordo com o órgão colegiado, a indicação de Rosilene foi realizada “em desacordo com as deliberações nacionais”. A nova determinação não impugna a candidatura da sindicalista, mas mantém reconhecidas as duas possibilidades: tanto o nome dela quanto o do ex-deputado federal Geraldo Magela na disputa interna pelo Palácio do Buriti.

Com isso, a câmara recursal acatou o pedido apresentado pelo secretário de Organização do PT-DF, Ricardo Vale, em nome do bloco Unidos pelo PT, e solicitou que a executiva nacional acompanhe de perto o processo eleitoral em Brasília.

“O recurso teve como objetivo proteger a decisão do PT Nacional, de que as táticas estaduais se submetem à tática nacional do partido. Portanto, não se pode atropelar o processo no DF. Ambos, Geraldo Magela e Rosilene Corrêa, têm suas pré-candidaturas reconhecidas, e a tempo teremos a definição oficial, devidamente aprovada pela direção nacional do PT”, explicou Vale, autor do pedido.

O que diz o PT-DF?

Procurado, o presidente regional da sigla, Jacy Afonso, disse que a decisão da câmara recursal foi “equivocada” e quem deveria tratar sobre o assunto seria a direção nacional petista.

“O diretório do PT já expressou a sua vontade e, entendo eu, o novo encontro do partido vai confirmar o nome da professora Rosilene”, ressaltou.

Também acionada, a professora Rosilene Corrêa reafirmou a disposição de manter o nome para a disputa interna rumo ao Palácio do Buriti.

“Não há divergência, mas também é fato que a maioria do PT no DF faz a opção pelo meu nome. Isso também não muda. A manifestação do diretório nacional, a partir da apresentação de um recurso, não muda essa realidade. Mas não tira de ninguém a possibilidade de continuar com o meu nome ou de apresentar qualquer nome até o momento do encontro do partido”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?