metropoles.com

Comissão de Direitos Humanos da CLDF pede retorno das visitas na Papuda

De acordo com ofício enviado à Vara de Execuções Penais, a flexibilização de outras atividades mostra a possibilidade do retorno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Complexo Penitenciário da Papuda
1 de 1 Complexo Penitenciário da Papuda - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) encaminhou ofício à Vara de Execuções Penais (VEP) pedindo para que as visitas de familiares a presidiários do Complexo Penitenciário da Papuda sejam retomadas. Desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, que não são realizados os encontros.

O documento, que também foi enviado ao Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), diz que a comissão vem recebendo um grande número de acionamentos dos parentes dos internos nas últimas semanas e argumenta que já é possível fazer um retorno seguro. “A maioria dos detentos já completou o ciclo vacinal contra a Covid-19, e as demais atividades no Distrito Federal, a exceção de eventos de grande porte, já acontecem sem restrições em função da pandemia”, relata o texto.

Diante disso, segundo o ofício, “os familiares dos presos indagam por qual motivo estão sendo impedidos de realizarem as visitas presenciais aos seus parentes, e solicitam que, com urgência, elas voltem a acontecer”.

O deputado distrital Fábio Felix, presidente da comissão, é favorável ao retorno. Segundo ele, diante da reabertura de diversas atividades, já é possível promover novamente o encontro de presidiários com familiares. “Na última semana tivemos um boom de solicitações que fazem sentido. Se já estão abertos bares, restaurantes, shoppings… É necessário termos essa discussão”, defende.

As visitas, conforme ele conta, também fazem parte do processo de ressocialização. Desde que feito com cuidados, o deputado crê que será algo positivo. “A família faz também o controle social dos presídios. Conversando com os detentos que dá para saber o que acontece lá dentro”, explica.

A presidente da Associação de Familiares de Internos e Internas do Sistema Penitenciário do Distrito Federal e Entorno (Afisp-DFE), Alessandra Paes, reforça a necessidade da volta. “Eles já estão vacinados, a visita já deveria ter normalizado. É pouco tempo, não tem contato. Já podemos retornar”, defende.

O que diz a VEP

Procurada, a Vara de Execuções Penais, por meio do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, informou que recebeu o ofício às 18h desta terça e aguarda manifestação do Ministério Público para proferir decisão.

O Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) do MPDFT também foi procurado e disse que “o quadro pandêmico atual do DF ainda preocupa os órgãos de execução penal, principalmente por conta do número de casos de Covid-19 decorrente da contaminação pela variante delta, ainda crescentes no Distrito Federal e da descoberta de casos da variante Mu no país”.

Segundo o MP, “as medidas restritivas adotadas até o momento contribuíram para uma taxa de mortalidade de 0,29%, bastante inferior à incidência extramuros (com taxa de mortalidade de 2,2%)”.

“A possibilidade de flexibilização das visitas presenciais, com acréscimo de tempo, aumento do contato físico e inclusão de maior número de visitantes é acompanhada pelos órgãos de execução penal locais. Também é periodicamente reavaliada pela Saúde Prisional e será empreendida, tal como nas demais atividades, em momento oportuno, quando assegurada a integridade dos internos, dos servidores e de todos os visitantes”, completa a nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?