metropoles.com

Comissão da CLDF pede auditoria de contrato do Iges com a Saúde do DF

A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle aprovou dois requerimentos para analisar as contas da saúde pública do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Movimentação de pacientes no Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira, montado para combate a dengue, ao lado da UPA 1 de Ceilândia 14
1 de 1 Movimentação de pacientes no Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira, montado para combate a dengue, ao lado da UPA 1 de Ceilândia 14 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) da Câmara Legislativa (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (29/5), dois requerimentos de auditoria do contrato firmado entre o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) e a Secretaria de Saúde (SES-DF).

Os pedidos, propostos pela deputada e presidente da comissão Paula Belmonte (Cidadania), também demandam apresentação de todos os dados, metodologias, formas de cálculo e definições adotadas no acordo.

Os requerimentos foram baseados na reunião da comissão, realizada na semana passada, na qual os parlamentares questionaram o atual contrato do Iges-DF, que chegou ao 51º termo aditivo.

Segundo dados da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato (CAC) do órgão, foram identificados problemas contratuais, na sistemática de prestação de contas e na aplicação de penalidades.

O pedido de auditoria ocorre após os 24 parlamentares da Casa se reunirem com representantes da Saúde do DF e do Iges. No encontro, que ocorreu a portas fechadas na última segunda-feira (27/5), o deputado Fábio Felix (Psol) apresentou um pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde.

Sobre a CPI da Saúde

No requerimento de pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito, os deputados alegam que “é de conhecimento de toda a sociedade do Distrito Federal que o sistema de saúde pública enfrenta uma série de desafios críticos que têm prejudicado gravemente o atendimento à população”.

Para começar a tramitar, o pedido de CPI precisa ter oito assinaturas. Até o momento, o documento conta com sete.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?