metropoles.com

Comércio no DF: juíza exige shopping sem crianças e restrição a idosos

Em reunião com GDF e setor produtivo, magistrada que proibiu reabertura no dia 8 de maio quer retomada em ritmo menos acelerado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A juíza federal Kátia Balbino, da 3ª Vara Cível, estabeleceu exigências para a reabertura de parte comércio local, planejada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo a magistrada, os shoppings não poderiam receber crianças e teriam limitação de público – por exemplo, 500 pessoas por turno.

Ela também determinou prazo até segunda-feira da próxima semana (11/05) para o Executivo local apresentar a documentação a fim de provar a segurança da retomada das atividades, sem que haja o perigo de contágio do novo coronavírus.

Kátia Balbino esteve reunida com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e representantes do setor produtivo após ter decidido pela não abertura do comércio no próximo dia 11. Também participaram do encontro todos os ramos do Ministério Público.

A juíza recomendou a abertura em um ritmo gradual e menos acelerado do que o planejado pelo GDF. A magistrada criticou o fato de mercados e supermercados não cumprirem os protocolos atuais. Também recomendou expressamente a proibição de crianças nos shoppings.

No caso dos idosos, a magistrada recomendou que saiam apenas se não estiverem acompanhados de muitas pessoas e que não frequentem locais com grande aglomeração. A juíza mostrou preocupação com a fiscalização das normas, especialmente nas áreas mais humildes.

5 imagens
Comerciantes estão se desfazendo dos negócios pelo prejuízo gerado por causa da inatividade
Comércio está fechado por determinação da Justiça
Movimento no comércio do Taguacenter
DF Legal fiscaliza se as pessoas estão cumprindo o decreto em função da quarentena provocada pela pandemia de coronavírus
1 de 5

Shopping no DF com portas de lojas fechadas devido ao coronavírus

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Comerciantes estão se desfazendo dos negócios pelo prejuízo gerado por causa da inatividade

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Comércio está fechado por determinação da Justiça

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Movimento no comércio do Taguacenter

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 5

DF Legal fiscaliza se as pessoas estão cumprindo o decreto em função da quarentena provocada pela pandemia de coronavírus

Hugo Barreto/Metrópoles

Segundo fontes do Metrópoles, apesar de ter sido uma reunião tensa, o GDF concorda com a proposta de abertura gradual. A intenção do governo é prestar os esclarecimentos à magistrada pelos autos.

Revezamento de horários

“Ela fez muitas exigências. Não sei se vamos conseguir atender a tudo”, contou o presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal do DF (Fecomércio-DF), Francisco Maia. “Não concorda que o comércio seja aberto integralmente. De repente, abre os shoppings. Depois, as lojas de rua, os camelôs”, completou.

De acordo com Maia, a magistrada mostrou interesse no projeto de revezamento dos horários abertura das lojas, proposta pelos comerciantes. A ideia seria dividir os horários de funcionamento das lojas entre três períodos. Segundo o representante da categoria, o secretário de Transportes está avaliando a execução da ideia.

O presidente da Fecomércio readmitiu que o setor não estava pronto para reabrir no dia 11 de maio por falta de testagens. Mas se encontrá em condições em 18 de maio. Mesmo assim, segundo ele, o dia 18 não é uma data acertada e acatada. O Comércio só será reaberto com o aval da magistrada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?