Comércio funciona normalmente no 7 de Setembro
Lojas de rua estão autorizadas a abrir no feriado, enquanto shoppings seguem horário usual do sábado
atualizado
Compartilhar notícia
O feriado 7 de Setembro está recheado de atividades para os brasilienses e os turistas. Além do tradicional desfile, na Esplanada dos Ministérios, parques e comércio funcionarão normalmente. Logo, quem estiver pela cidade não poderá reclamar da falta do que fazer. Há, inclusive, um diferencial: a partida entre Avaí e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), as lojas de rua estão autorizadas a funcionar. Da mesma forma, shoppings, farmácias e supermercados abrem de acordo com os horários normais de um sábado. Para se locomover pela cidade, o Metrô-DF também confirmou que rodará das 5h30 às 23h30. Ou seja, a ida e a volta ao Desfile da Independência ficarão facilitadas.
Ônibus
E para quem usar os ônibus, há informações importantes. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) avisa que os coletivos rodarão com a tabela de domingo, por causa do feriado. Entretanto, a frota receberá o reforço de viagens em 80 linhas para a Esplanada dos Ministérios, devido ao Desfile de 7 de Setembro. O mesmo ocorre para o Estádio Mané Garrincha, que receberá o jogo entre Avaí e Flamengo.
“Os passageiros que forem acompanhar o desfile contarão com o reforço nos horários de 47 linhas para facilitar o deslocamento de diversas regiões administrativas para o Plano Piloto. Já os torcedores que forem acompanhar o jogo entre Avaí e Flamengo terão reforço de 33 linhas, especialmente entre 18h50 e 21h, após o final da partida, que vai começar às 17h”, adianta a pasta.
Para quem quer curtir o dia ao ar livre, quatro espaços tradicionais na cidade confirmaram o funcionamento. O Eixão do Lazer estará aberto ao público no sábado (07/09/2019), das 6h às 18h. O mesmo ocorre no domingo (08/09/2019). O Zoológico de Brasília (das 8h30 às 17h), o Jardim Botânico (das 9h às 17h) e a Água Mineral (das 8h às 16h) também podem ser visitados no feriado.
Funcionamento dos principais serviços e comércios no feriado:
Comércio de rua e shoppings – Segundo a Fecomércio, as lojas de rua estão autorizadas a abrir, de acordo com a demanda de cada empresa. As farmácias terão expediente facultativo, a não ser aquelas que estão na escala de plantão, já obrigadas a funcionar. Shoppings e supermercados abrem como em qualquer sábado.
Bares e restaurantes – Funcionam normalmente no feriado.
Transporte público – O Metrô-DF funcionará durante o feriado, das 5h30 às 23h30. A Semob informa que os ônibus vão circular de acordo com a tabela horária de domingo, neste sábado (07/09/2019), por causa do feriado do Dia da Independência.
Saúde – As unidades básicas de saúde, ambulatórios e farmácias de componentes especializados (antigas farmácias de alto custo) não abrem. Os prontos-socorros e as unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionam 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará ininterruptamente, podendo ser acionado pelo telefone 192.
Segurança – Todas as delegacias circunscricionais do DF funcionarão em regime de plantão ininterrupto de 24 horas. Também funcionam 24 horas a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e as duas unidades da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA I e DCA II). A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 continuarão disponíveis.
Memorial JK – Fechado.
Memorial dos Povos Indígenas – Abre das 10h às 17h.
Catetinho – Aberto nos dias 7, 8 e 9, das 9h às 17h. Fechado de 10 até 17 de setembro, para retirada de colmeia.
Jardim Botânico – Aberto das 9h às 17h.
Museu Nacional – Funciona das 9h às 18h30.
Museu Vivo da Memória Candanga – Aberto das 9h às 17h.
Zoológico – Abre das 8h30 às 17h.
Água Mineral – Aberta das 8h às 16h.
Eixão do Lazer – Acesso ao público das 6h às 18h.
Biblioteca Pública de Brasília – Fechada.
Biblioteca Nacional de Brasília – Fechada.
Planetário de Brasília – Abre das 8h às 20h, com sessões na cúpula às 10h, 14h30, 16h, 17h30 e 19h. Há também duas exposições no espaço.
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) – Abre neste feriado com três espetáculos: O Contador de Histórias para Nada, às 20h, no Teatro de Bolso, com entrada franca e classificação indicativa de 14 anos; A Resistível Ascensão de Arturo Ui, às 20h, no Teatro Galpão, com entrada a R$ 30 (inteira) e classificação indicativa de 16 anos; e Pupila D’Água, às 11h e às 16h, na Sala Multiuso, com entrada a R$ 30 (inteira) e classificação indicativa livre.
Casa do Cantador – Abre neste feriado com Tributo ao Quarentão, às 19h, em homenagem ao único salão de festas que existia na cidade.
Complexo Cultural de Samambaia – Abre neste feriado com aulão de dança às 10h, com entrada franca e classificação indicativa livre.