Comércio do DF prevê abrir 4 mil vagas temporárias no fim do ano
Cerca de 50,5% dos lojistas têm expectativa de contratar novos funcionários neste fim de ano, segundo o Instituto Fecomércio
atualizado
Compartilhar notícia
Para suprir as demandas de eventos de fim de ano, como Black Friday, Natal e Réveillon, o comércio do Distrito Federal prevê abrir mais de 4 mil vagas temporárias. Segundo o Instituto Fecomércio, o índice de lojistas que têm interesse em contratar novas pessoas é o maior dos últimos 7 anos: cerca de 50,5%.
Os dados disponibilizados pela “Pesquisa de Contratação de Mão de Obra Temporária” mostram que mais de 70% dos comerciantes pretendem contratar no mês de novembro. Já para a primeira quinzena de dezembro, 23,67% possuem o interesse em contratações.
Para o Natal, um dos eventos mais aguardados do ano, a expectativa de contratação sobe de 50,5% para 68,36% nos comércios de calçados, cama, mesa e banho, cosméticos e perfumarias, eletrônicos, materiais esportivos, supermercados e vestuários e acessórios.
Também foi registrado pelo levantamento de 2023, que a taxa de não contratação é de 44%, a menor desde 2017. Porém, o estudo mostra que o índice de empresários que demonstram indecisão sobre contratações subiu de 0,6% para 5,1% em relação a 2022.
Natal no comércio do DF
Segundo José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio, há um otimismo para o Natal porque é a melhor época do ano para os comerciantes.
“Nosso setor avalia que esses números positivos refletem o atual momento da economia, com registro de queda na inflação, reduções da taxa Selic, aumento no nível de empregabilidade e reajustes concedidos aos trabalhadores do setor público e privado”, explica.
Efetivação do contrato
Ainda segundo o Fecomércio-DF, 70% dos comerciantes consideram a possibilidade de efetivação dos trabalhadores após o fim dos contratos temporários.
A pesquisa também mostra que o perfil do trabalhador será relevante para conquistar o emprego após o período de teste. Dentre as principais características que serão destacadas, estão:
- Proatividade (23,48%);
- Experiência (18,46%);
- Flexibilidade de horário (16,58%);
- Local de moradia (11,11%);
- Disponibilidade de tempo integral (9,14%).
Os dados foram levantados nos períodos de 18 de Setembro a 6 de Outubro de 2023. A amostra coletou respostas de mais de 410 empresas de mais de 20 segmentos básicos do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF.