Comércio do DF abre 3,5 mil vagas para o Natal; 52% serão efetivados
Em 2021, a expectativa de contratações temporárias ficou em torno de 1,8 mil vagas disponíveis. É a maior expectativa dos últimos cinco anos
atualizado
Compartilhar notícia
Neste fim de ano, o comércio do DF, prevê aumento de 62% nas contratações temporárias em comparação com 2021. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) estima que 3,5 mil postos de trabalho devem ser criados para reforço das equipes de venda. No ano passado, a expectativa ficou em torno de 1,8 mil vagas disponíveis.
A boa notícia é que quem for contratado no fim deste ano tem grande chance de ser efetivado na vaga. Segundo a Fecomércio, a possibilidade de que esses funcionários se tornem efetivos na empresa é de 52,67%.
As admissões devem aquecer a economia do DF a partir da primeira quinzena de novembro, período em que 34% dos contratos de trabalho começam a ser fechados, segundo os empresários consultados. A maioria, porém, deve contratar ao longo da primeira quinzena de dezembro (44%).
Se os temporários tiverem um bom desempenho, forem dedicados e as perspectivas de melhoria nas vendas se confirmarem, os contratados temporariamente podem ser incorporados ao quadro de pessoal das lojas, segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio.
“Para ser efetivado em uma vaga temporária, o trabalhador deve se atentar para as qualidades que o permitam crescer dentro do ambiente de trabalho. Assiduidade, proatividade, vontade de aprender, higiene no local de trabalho e saber ouvir o cliente são características essenciais”, diz o presidente do Fecomércio, José Aparecido Freire.
Além disso, Freire orienta que o candidato fique atento às orientações diárias que são passadas pelo empregador. “Isso fará com que ele trabalhe de forma alinhada à missão da empresa, aumentando suas chances de conquistar uma vaga definitiva”, ressalta.
Para a recrutadora e especialista em recolocação profissional, Karol Fabreto, a dica principal é vestir a camisa da empresa e se ver como um colaborador, mesmo em uma vaga temporária. “Os funcionários contratados são escolhidos com base na performance deles. Por isso, é importante mostrar o seu melhor trabalho e se atentar à cultura da empresa, para saber o que é esperado profissionalmente”, detalha.
Segundo a psicóloga, entre as competências essenciais para uma contratação estão: trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, conhecimento técnico, proatividade, comprometimento, inteligência emocional e flexibilidade.
“Esse profissional que vai conquistar a vaga é o que mais se destacar nas competências valorizadas pela empresa, o quanto foi pontual e acatou as regras. Além disso, é importante que esse funcionário manifeste desejo de efetivação e de permanecer no quadro de colaboradores”, acrescenta Karol.
Áreas de contratação
Segundo o balanço da Fecomércio, 29,82% dos lojistas consultados têm a intenção de contratar mais funcionários para reforço nas equipes de venda durante o Natal, Black Friday e Copa do Mundo. É a maior expectativa dos últimos cinco anos.
O segmento que mais deverá contratar neste fim de ano é o de minimercado, mercearia e armazéns, com média de 10 trabalhadores temporários. Os supermercados aparecem em seguida, com 8,67. Padaria e confeitarias (3,78), lojas de calçados (3,28), eletrônicos (3,7) e cabeleireiros (2,75) aparecem na sequência.
Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF
O presidente José Aparecido ressalta que as informações do IF-DF são primordiais para o monitoramento da economia do Distrito Federal em períodos de datas comemorativas. A pesquisa ajuda os empresários no planejamento dos estoques e a decisão sobre contratação.
Foram consultadas empresas de porte micro, pequeno, médio e grande. Os dados são do levantamento feito pelo Instituto Fecomércio-DF (IF-DF), que ouviu 503 lojistas de 29 segmentos, em diferentes regiões da capital federal.
Sobre as localidades, 27,3% se situam no Plano Piloto, enquanto 72,7% nas demais regiões administrativas. Lojas de shopping representam 13,5% da amostra, ante 86,5 no comércio de rua. A coleta dos dados aconteceu entre 20 de setembro e 3 de outubro de 2022.
Vagas disponíveis
O Sindicato do Sistema Comércio (Sindivarejista) abriu as inscrições para trabalhadores temporários de fim de ano, por meio do Balcão de Empregos. A plataforma on-line foi criada pelo sindicato, em 1998, para fornecer mão de obra ao comércio, principalmente em datas comemorativas, como o Natal.
O cadastro deve ser realizado no site da entidade. É preciso inserir dados pessoais, telefones e outros meios de contato, experiências profissionais, área de interesse e uma foto. O contato é feito assim que uma vaga surge com o perfil do candidato.
O site funciona também em outras épocas do ano. Por isso, pelo menos uma vez a cada seis meses, o candidato deve utilizar a plataforma para manter o cadastro ativo.