metropoles.com

Comerciantes do DF preveem alta de até 60% na venda de peixes até a Semana Santa

De acordo com Sindiatacadista, procura pelo produto já cresceu e as primeiras semanas preveem o aumento de 40%, número se intensifica no fim

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Peixe
1 de 1 Peixe - Foto: Divulgação
A expectativa dos comerciantes para a venda de peixe é positiva para 2023. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF), Álvaro Júnior, é esperado uma alta de até 60% nas vendas do produto até o fim do período da Quaresma.
“Já começou a subir desde a Quarta-feira de Cinzas”, informou Júnior. Segundo ele, nas primeiras semanas está previsto o aumento de 40% e cerca de 10 dias para a Sexta-feira Santa (7/4) essa alta deve chegar a 60%.
“É um comportamento regular, que ocorre perto desse feriado religioso”, explica. De acordo com ele, o peixe mais procurado tem sido a tilápia, em que o custo médio do quilo é R$ 45.

Cuidado na hora de escolher

Com a maior procura, o consumidor deve ficar atento à qualidade do produto. De acordo com a Secretaria de Saúde, trata-se de um alimento perecível e que, dependendo do armazenamento, pode ficar impróprio para o consumo em poucas horas.
A Vigilância Sanitária orienta observar se os olhos dos peixes estão brilhantes e se as brânquias estão avermelhadas. As escamas também não podem estar soltando. O peixe fresco deve estar com, ao menos, 75% do seu corpo coberto por gelo ou em balcão refrigerado, desde que fechado.
Para os peixes congelados, é preciso observar a integridade da embalagem. O órgão alerta para a temperatura do peixe estar inferior a -18°C e o resfriado entre 0°C a 4°C.
A Secretaria de Saúde informou em nota que as fiscalizações da Vigilância Sanitária são realizadas nos comércios, de acordo com denúncias e monitoramento com envio de amostras para laboratórios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?