Comerciantes denunciam falha na rede elétrica da Feira dos Importados
Pelo menos 20 bancas acabaram destruídas pelo fogo que atingiu a Feira dos Importados, no SIA, nesta madrugada (30/5)
atualizado
Compartilhar notícia
Comerciantes da Feira dos Importados, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), estão apreensivos na manhã desta segunda-feira (30/5). Muitos ainda não sabem se suas bancas foram destruídas pelo incêndio que atingiu o espaço nesta madrugada. E alguns denunciam falhas na rede elétrica.
O local está isolado, e apenas as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) têm acesso às lojas.
Dona de uma banca de meias, Maria José de Jesus, 67 anos, diz ter visto em um vídeo os bombeiros jogando água dentro do estabelecimento dela. A mulher disse que ficou sabendo do incêndio nesta manhã, após a ligação de um colega.
Veja imagens do local:
“É um susto. Tenho certeza de que a minha banca foi atingida, porque eu vi um vídeo dos bombeiros jogando água nela. Agora, resta esperar para avaliar o tamanho do estrago”, disse Maria José. A mulher trabalha na Feira dos Importados há 26 anos.
Ela e o filho moram na Cidade Ocidental (GO), no Entorno do DF, e contaram ao Metrópoles que o prejuízo pode chegar a R$ 120 mil.
“Isso, além da estrutura da loja, que a gente não tem noção do estrago. São anos de trabalho ali dentro, sustento da casa, fonte de renda da nossa família. É muito triste o que aconteceu hoje”, comentou Isaque Barcelos, 25, filho de Maria José.
O jovem ajuda a mãe na feira e diz ter reparado que há fiação descascada. “Fios descascados e embolados, parecendo ninho de rato. Com certeza, há problemas no sistema de energia da feira. Nós não tínhamos ideia, mas o estrago era certo pela condição em que os fios estavam”, afirmou Isaque.
A feirante Alana Mazete, 46, aguarda resposta dos bombeiros para saber se a banca dela foi atingida pelo incêndio. A mulher vende óculos há mais de 20 anos no local.
Ao Metrópoles a mulher contou que não imaginava que um desastre poderia acontecer e que não sabe se terá forças para continuar a trabalhar no espaço.
“Estou orando para que a minha banca esteja inteira. A gente não perde só mercadorias, a gente perde tudo. Toda a nossa estrutura de loja, todo investimento. A gente paga a taxa certinho, trabalha e se sente seguro no local, mas nos enganamos”, desabafou Alana.
A Perícia de Incêndio do CBMDF tenta apontar as causas do fogo. Se houver chances de ter sido motivado por um crime, a PCDF será acionada.
De acordo com as primeiras informações repassadas pela corporação, de 18 a 20 bancas acabaram consumidas pelas chamas. O combate ao fogo envolveu militares de nove quartéis e 14 viaturas.
A Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados do Distrito Federal (Cooperfim) reforçou que “laudo do Corpo de Bombeiros vai apontar o foco do incêndio e, posteriormente, perícia da Polícia Civil determinará a causa.”
Acrescentou que a “Defesa Civil fará vistoria no local no início desta tarde para fazer a liberação do espaço, que deve reabrir nesta terça-feira (31/5).”
A Cooperfim, no entanto, não comentou a denúncia dos comerciantes sobre possível falha na rede elétrica da Feira dos Importados.
Sem luz
A Feira dos Importados passou a última terça-feira (24/5) sem energia elétrica. O local, segundo a Neoenergia, estava com um defeito nas instalações internas, que, de acordo com a empresa, seria de responsabilidade da administração local.
Na ocasião, a Cooperfim informou que o transformador havia queimado.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente