Comerciantes debatem com GDF o fechamento da W3 Sul aos domingos e feriados
Nesta quarta-feira (15/10), Sindivarejista se reuniu com secretário de Empreendedorismo do DF, Mauro Roberto da Mata, para debater assunto
atualizado
Compartilhar notícia
Representantes do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF), de quatro supermercados e comunidade da W3 Sul se reuniram com o secretário de empreendedorismo do DF, Mauro Roberto da Mata, nesta quarta-feira (15/10), para questioná-lo sobre o fechamento da via aos domingos e feriados.
O fechamento da via para o lazer aos domingos e feriados tem sido alvo de críticas por parte dos comerciantes, descontentes com a queda nas vendas durante o período de pandemia do novo coronavírus.
“Em 2018 e 2019, o setor pedia por uma revitalização na W3. Durante a pandemia, foi alegado que o GDF iria fechar o local por causa da questão das aglomerações, para dar mais espaço ao lazer. Ocorre que a situação está se postergando. Foi falado que seria uma medida temporária, e essa experiência no ponto de vista da rede supermercadista, e de algumas pessoas do varejo, não está sendo positiva”, opinou o vice-presidente do Sindivarejista, Sebastião Abritta.
Ainda segundo Abritta, tirar o trânsito do local, que é uma via de ligação para demais regiões, prejudica o comércio local, dificultando o acesso aos estabelecimentos.
“Uma pessoa que sai pelo Sudoeste para acessar a Asa Sul passa pela W3. Além disso, os próprios moradores relataram que a situação é ruim ao sair de casa para encontrar o melhor caminho pelo início ou fim da Asa Sul. Também não estão recebendo visita em casa porque as pessoas não têm acesso fácil”, acrescentou.
Ainda de acordo com Abritta, a alternativa discutida na reunião é a de que, num primeiro momento, poderia ser aberto um acesso em diversas quadras para o fluxo passar. “A reivindicação maior é para que o GDF faça ligação entre as W3 Sul e Norte, para que possamos levar mais varejo para lá. O Sindivarejista é a favor da geração de emprego, de investir no pequeno, e achamos que Brasília já está muito bem servida de parques e áreas de lazer, como o Eixão, Parque da Cidade, entre outros.”
Ibaneis Rocha
Em agenda pública na terça-feira (13/10), o governador Ibaneis Rocha (MDB) já havia sinalizado que fará uma pesquisa para decidir se mantém ou não a interdição da via aos domingos e feriados.
“Mandamos fazer uma pesquisa. Na verdade, são três comerciantes, donos de supermercados [que se queixam], e o restante não tem reclamação. Vamos mandar fazer uma pesquisa, ouvir a comunidade. Em primeiro lugar o interesse da comunidade, não só o dos comerciantes”, disse o governador.
Nesta quarta, após as tratativas do setor com o GDF, ficou definido que a associação de supermercados de Brasília e os moradores também farão levantamento para embasar a pesquisa. “Uma nova reunião ficou marcada para a sexta-feira, 23 de outubro, para cada segmento levar o seu ofício e definir as principais reinvindicações entregues ao governador”, disse Abritta.
Segundo dados do Sindicato de maio deste ano, desde o início da pandemia da Covid-19, que agravou a crise no comércio, 540 lojas fecharam na Asa Sul – cerca de 156 só na W3 Sul.