Comerciantes da W3 Sul querem investimento em segurança, diz pesquisa
Levantamento da Fecomércio com empresários da região busca achar soluções para problemas de longa data
atualizado
Compartilhar notícia
Mais segurança e menos ambulantes. Estas são as reivindicações mais comentadas por comerciantes da W3 Sul em uma pesquisa coordenada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) entre maio e junho, que busca identificar problemas e melhorar o desempenho dos estabelecimentos na tradicional avenida de Brasília.
O levantamento foi chamado de Distrito Criativo por causa da intenção de se instalar um espaço de economia criativa entre as quadras 502 e 508 Sul, e ouviu mais de 100 empresários desta região. De acordo com eles, o investimento mais necessário a curto prazo é em segurança inteligente (21,56%). A criminalidade, aliás, é o principal problema apontado pelos donos de comércio para boa partes dos problemas.
Quando a pergunta é a maior fragilidade da avenida, 42,59% dos estabelecimentos responderam que é a segurança. A falta de estacionamento, que normalmente conta com poucas vagas no canteiro ou na W2, vem em segundo lugar com 30,56%. Mais de 52% dizem que gostariam que não existissem ambulantes na região.
Apesar de a localização ser considerada o ponto forte de 72% dos entrevistados, a maior parte sofre com a falta de movimento. Por este motivo, feiras de produtores locais, além de eventos culturais e esportivos são apontados como soluções para que mais pessoas passem pela W3.
O fechamento da avenida para lazer também é aprovada. Quase 64% diz que é bom ter circulação apenas de pessoas por ali nos finais de semana.
Por esse motivo, e para comemorar o aniversário de um ano desta medida de garantir lazer na Asa Sul, a Fecomércio-DF realiza, neste domingo (27/6), um evento com uma programação diversa.
Haverá Feirão de Bikes, um soft open de corte de carnes, lanches juninos e apresentação musical da banda Akhi Huna. Tudo a partir das 10h30 na Infinu Comunidade Criativa, 506 Sul, Bl. A, loja 67.