metropoles.com

Comerciantes amargam prejuízo após queda de viaduto em Brasília

Instalados na Galeria dos Estados, que já vem de um processo de decadência, donos de estabelecimentos afetados pelo desastre apontam déficit

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ian Ferraz/Metrópoles
Galeria dos Estados
1 de 1 Galeria dos Estados - Foto: Ian Ferraz/Metrópoles

Um dia após o desabamento do viaduto no Eixão Sul, comerciantes da Galeria dos Estados começam a calcular os prejuízos financeiro e psicológico. Proprietária da churrascaria Floresta, estabelecimento parcialmente destruído pelo desastre ocorrido nessa terça-feira (6/2), Maria de Jesus estima que, só com salários dos 15 funcionários, terá um rombo de R$ 20 mil mensais.

O restaurante foi fechado após a queda da estrutura. Maria de Jesus aguarda alguma solução e proposição por parte do governo local. “Fomos chamados para conversar com o governador (Rodrigo Rollemberg) amanhã (quinta). Estou com o coração aberto para ouvir soluções e sugestões”, afirma.

Filha e sócia de Maria, Paula Monteiro também estuda como reduzir os danos. “Nós é que estamos tendo que ver o que fazer. Fomos lesadas e deveríamos ser ajudadas”, cobra.

Prejuízo semelhante acumulou o restaurante Nosso Lar, vizinho ao Floresta e também desativado após o acidente. O estabelecimento conta com 12 funcionários. Com o bloqueio entre as duas alas da Galeria dos Estados, o movimento despencou.

“Aqui o movimento já reduziu em 50%. Era uma passagem, um fluxo grande do metrô para as autarquias. Nós já estávamos nos mantendo a duras penas. Agora, foi mais uma pancada. Parece ter sido a última, para expulsar de vez”, lamenta Donizete Freitas, proprietário da Center Cell Celular.

Donizete conta que havia saído de carro 10 minutos antes do desastre. O alívio por estar vivo é maior do que os estragos. “Meu santo é forte”, garante. Silvia Helena de Oliveira é proprietária do Massa & Companhia e está na Galeria dos Estados há 38 anos. Há seis meses, ela procura um novo espaço para instalar seu restaurante.

“As vendas caíram em 30% nesses dois dias. Aqui sempre foi abandonado. Nunca vi trocarem um prego. Já tentamos trocar o piso e caixa de esgoto, mas a Administração Regional não deixa. Não conseguimos fazer nem melhorias”, lamenta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?