Começa desobstrução da orla em mais uma quadra do Lago Sul
Dos 20 lotes notificados na QL 14, três tiveram parte da construção retirada pelo na manhã desta segunda-feira (22/2)
atualizado
Compartilhar notícia
Começou nesta segunda-feira (22/2) o trabalho na QL 14 do Lago Sul para desobstruir área de preservação permanente ocupada de forma irregular às margens do Lago Paranoá. Proprietários de 20 lotes da quadra foram notificados pelo Governo do Distrito Federal e, segundo levantamento prévio da Agência de Fiscalização (Agefis), dois deles anteciparam-se à operação. “A gente acredita que agora, com a movimentação, mais gente vai tomar a iniciativa e recuar”, diz a diretora-presidente da autarquia, Bruna Pinheiro.
O trabalho, segundo Bruna, deve durar duas semanas. Neste primeiro dia de operação, que começou às 10h e seguiu até pouco depois das 13h, foram retirados, de três residências, 120 metros de cerca viva e 120 metros de alambrado, além de três caminhões de entulho.A ação envolveu mais de 50 funcionários da Agefis, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), do Corpo de Bombeiros, do Instituto Brasília Ambiental, da Polícia Militar, da Secretaria de Gestão do Território e Habitação e do Serviço de Limpeza Urbana. Deslocaram-se dois caminhões-caçamba, uma pá mecânica, duas motosserras, um maçarico e uma minicarregadeira.
Os moradores podem antecipar-se à desobstrução. Basta solicitar à Agefis medição da faixa que deve ser desocupada. O telefone é o 3961-5112.
Histórico
A QL 14 faz parte da segunda fase da operação na orla do Lago Paranoá, que envolve, ao todo, 123 lotes. Na QL 10 do Lago Sul, primeiro local desta etapa a ser atendido, foram retirados, até meados de dezembro, 345 metros de cerca viva e de alambrado e 80 metros de base de alvenaria de dois dos 11 lotes envolvidos — outros nove já haviam sido recuados pelos proprietários.
A primeira fase, iniciada em 24 de agosto de 2015 e concluída em 2 de outubro, ocorreu na QL 12 do Lago Sul e na QL 2 do Lago Norte.