Começa apuração de votos para novos conselheiros tutelares do DF
Das 8 às 17 horas deste domingo (1º/10), a população saiu às ruas para escolher 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes
atualizado
Compartilhar notícia
Começou às 17h16 deste domingo (1º/10) a apuração das urnas para eleição de conselheiros tutelares no Distrito Federal. Das 8 às 17 horas, a população saiu às ruas para escolher 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes.
Segundo a Secretaria de Justiça do DF (Sejus-DF), 1.268 candidatos disputam as vagas. Para votar, o eleitor precisou apresentar documento oficial com foto ou o e-título.O acompanhamento da apuração é feito no Palácio do Buriti com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).
A segurança dos locais de votação é feita com apoio da equipe de vigilância das escolas e com esquema especial de segurança, a partir de plano elaborado pela Sejus e Secretaria de Segurança Pública (SSP). Aproximadamente 5 mil servidores voluntários serão mesários. O TRE-DF disponibilizou 1.172 máquinas para votação e mais 118 para contingência.
Para assegurar a integridade da eleição para conselheiros tutelares, o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, acompanhou a emissão da zerésima, na seção do Centro Interescolar de Línguas (CIL), na Asa Sul, às 7h deste domingo.
Zerésima é o documento emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação. Esse relatório atesta que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa. Ela é impressa logo após o procedimento de inicialização da urna.
Governador Ibaneis Rocha
O governador Ibaneis Rocha (MDB) votou na eleição para conselheiros tutelares no Centro de Ensino Fundamental 6 de Brasília, no Lago Sul. Após votar, destacou a importância dos profissionais para a proteção das crianças e adolescentes e prometeu reforçar a estrutura do Conselho Tutelar no Distrito Federal.
A votação não é obrigatória, mas grande parte da população está indo às urnas. “O trabalho dos conselheiros tutelares é um trabalho que a gente tem que dignificar”, afirmou Ibaneis. Para o governador, no DF, os profissionais desempenham muito bem a atribuição de proteger as crianças e no apoio às famílias no encaminhamento de diversas demandas, como o acesso a creches, por exemplo.
De acordo com Ibaneis, a intenção do GDF é manter o investimento. “Sem dúvida nenhuma, nós vamos ampliar o número de conselhos tutelares. Nós temos que estar cada vez mais próximos da população. E a melhor maneira é justamente com a ampliação dos conselhos tutelares e aumentando o número de participantes na atuação em favor das nossas crianças”, concluiu.
Novos conselheiros
A princípio, o resultado das eleições será divulgado às 20h, no Palácio do Buriti. Os nomes serão apresentados em cerimônia com previsão de participação do governador Ibaneis Rocha (MDB), da secretaria de Justiça, Marcela Passamani, do presidente do TRE-DF e outras autoridades.
Os novos conselheiros vão cumprir mandatos de quatro anos. Receberão remuneração mensal de R$ 6.510. Os profissionais investigam denúncias de desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes. Caso necessário, solicitam medida protetiva para afastar abusadores, agressores ou retirar os pequenos de um ambiente nocivo.
“Esses profissionais, esses conselheiros tutelares são importantes para ajudar na proteção das crianças e dos adolescentes. Nós precisamos deles. Por isso, votem: escolham os bons profissionais, as boas pessoas que estão compromissadas a prestar esse relevante serviço à nossa sociedade”, concluiu o presidente do TRE-DF.