Combate a incêndio no Parque Nacional de Brasília é retomado nesta 3ª
Equipes haviam interrompido trabalhos nas primeiras horas desta 3ª, por questões de segurança. Parte do incêndio está controlada, diz ICMBio
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de terem interrompido os trabalhos no Parque Nacional de Brasília por volta da 0h desta terça-feira (6/9), por questões de segurança, equipes do Corpo de Bombeiros voltaram à região nesta manhã para acompanhar a situação do local e combater os focos de incêndio restantes.
Ainda na segunda-feira (5/9), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) havia informado que as chamas estavam sob controle, mas não extintas.
O incêndio de grandes proporções começou na manhã de segunda-feira (5/9) e gerou uma enorme nuvem de fumaça, vista de vários pontos da capital federal.
Confira a área atingida:
Incêndio no Parque Nacional by Ana Karolline Rodrigues on Scribd
O Corpo de Bombeiros atuou na região com aeronaves, que despejaram 3 mil litros de água, e 90 militares por terra. O tempo seco típico desta época do ano agravou a situação. O Distrito Federal não registra chuvas há mais de quatro meses.
O ICMBIo informou que o combate às chamas com os bombeiros ocorreu em duas frentes. O fogo na menor área foi extinto por volta das 20h40 de segunda-feira (5/9); a maior, apesar de controlada, pode voltar a queimar.
“Com a temperatura subindo e a umidade relativa do ar diminuindo, poderá haver reignição em áreas ilhadas (cercadas por áreas queimadas) e, eventualmente, algum incêndio localizado de turfa ou reignição”, informou o instituto, que deslocou 15 servidores e 40 brigadistas para o parque.
As chamas avançam na direção oeste e afetam as regiões da Barragem de Santa Maria e do Córrego da Barriguda. Até o momento, as chamas consumiram área com cerca de 130 hectares — o equivalente a, aproximadamente, 183 campos de futebol.