metropoles.com

Comando da PCDF: agentes votarão lista tríplice na próxima semana

Pela primeira vez na história, a PCDF vai entregar duas listas para o governador eleito escolher o nome diretor-geral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Assembleia da Policia Civil
1 de 1 Assembleia da Policia Civil - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Enquanto os delegados da Polícia Civil do Distrito Federal escolhem, nesta quarta (31/10), a lista tríplice da qual pode sair o nome do futuro comandante da corporação, os agentes organizam os detalhes de uma outra eleição. A nova votação, organizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), já tem data: 8 de novembro. Esta é a primeira vez que a categoria vai entregar duas listas para o futuro chefe do Executivo.

Governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que vai recebê-las, reunir os representantes da categoria, consolidar apenas uma lista e, dela, tirar o nome que comandará a PCDF pelos próximos quatro anos. Os critérios de seleção podem ser o mais votado ou o currículo do candidato.

Os nomes dos três mais votados pelos delegados serão divulgados na noite desta quarta-feira (31). Nesta quinta (1º/11), os agentes se reúnem para discutir detalhes do processo de eleição. Agentes, escrivães, papiloscopistas, médicos legistas, peritos criminais e agentes de custódia da ativa e aposentados estarão habilitados a fazer a escolha.

Na terça (30), o Metrópoles divulgou uma pesquisa realizada pela entidade. O estudo visa mensurar o desejo dos servidores em poder opinar sobre o pleito. Ao todo, 90,1% dos entrevistados acreditam que toda a categoria deve participar do processo de indicação da lista tríplice a ser encaminhada a Ibaneis Rocha. Além disso, 89,7% responderam que desejam fazer parte do procedimento de indicação de uma lista a ser encaminhada pelo Sinpol.

A atual gestão da Polícia Civil do Distrito Federal foi reprovada por 91,2% dos policiais civis (70,8% a consideram “péssima”, e 20,4%, “ruim”). Apenas 8,8% julgam a administração do diretor-geral, Eric Seba, como “ótima”, “boa” ou “razoável”.

A pesquisa, realizada entre a última sexta-feira (26) e essa segunda (29), confirmou o desejo dos agentes em terem o direito de votar e ajudar a eleger o novo diretor-geral da PCDF. O estudo ouviu 1.473 policiais. Desse total: 75,1% são agentes de polícia; 9,7%, escrivães; 7,6%, agentes policiais de custódia; 3,5% papiloscopistas; 2,2%, delegados; 1,5%, peritos criminais; e 0,5%, peritos médicos legistas.

Pleitos
O Sinpol também mensurou com os policiais civis quais outros pleitos – além da recomposição das perdas salariais e da assistência à saúde – precisam ser incorporados às propostas dos candidatos a diretor-geral. Nesse quesito da pesquisa, os entrevistados eram instruídos a avaliar, com nota de 0 a 5, qual a importância de cada reivindicação (0 correspondendo a “pouco importante” e 5 “muito importante”).

Considerando os percentuais de “muito importante”, a lista de reivindicações fica assim: aumento do efetivo (90%), majoração do auxílio-alimentação (87,8%), atualização das atribuições dos cargos (83,6%), pagamento das licenças-prêmio em pecúnia (81,2%), auxílio por serviço voluntário (78,9%), regulamentação do sobreaviso (77,4%) e auxílio-moradia (77,4%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?