Com umidade a 13%, Defesa Civil suspende estado de emergência no DF
Apesar da medida, órgão mantém orientações de cuidados com a saúde. Temperatura máxima chegou a 33,1º C, às 15h, no Gama
atualizado
Compartilhar notícia
A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil suspendeu, nesta segunda-feira (16/09/2019), o estado de emergência no Distrito Federal, após dois dias com umidade relativa do ar acima de 12%. Nesta segunda, o menor percentual registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 13%, no Gama. Com isso, o DF retorna ao estado de alerta, uma vez que mantém índice abaixo dos 20%.
A máxima temperatura do dia foi 33,1º C, também registrada no Gama, por volta das 15h. De acordo com o meteorologista Francisco de Assis, ao longo da semana, a tendência é que o calor aumente ainda mais.
“Cada vez vai aumentando um pouco. Na terça, deve ficar em torno de 34º C no DF. Nos outros dias, pode chegar a 35º C”, informou o profissional do Inmet.
Nesta terça-feira (17/09/2019), a umidade do ar deve variar entre 12% e 15%, segundo explicou Assis. “Mas, no decorrer da semana, a umidade deve voltar ao patamar de 10%.”
Devido às altas temperaturas e à baixa umidade, a Defesa Civil mantém, então, as orientações quanto aos cuidados necessários com a saúde neste período de estiagem. Segundo o órgão, a população deve evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, não tomar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, evitar o uso excessivo de ar-condicionado e utilizar protetor solar.
A Defesa Civil informa, via SMS, a população cadastrada no sistema de alerta do órgão sobre as mudanças. Para solicitar o recebimento de alertas, deve-se enviar o CEP para o número 40199.
Com informações da Agência Brasília