Termômetros marcam 9,9ºC, e DF tem a madrugada mais fria do ano
Termômetros do Gama marcaram 9,9°C na madrugada desta 5ª feira (13/6), registrando a temperatura mais fria do ano no DF até o momento
atualizado
Compartilhar notícia
A temporada de frio chegou de vez ao Distrito Federal. Os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcaram 9,9°C, na região do Gama, nas primeiras horas desta quinta-feira (13/6). Esta é a temperatura mais fria registrada neste ano até agora.
Para esta quinta, a previsão é de céu claro e poucas nuvens. A máxima pode chegar a 28ºC, com umidade relativa do ar entre 90% e 25%.
As mínimas registradas nas estações meteorológicas de Águas Emendadas e no Plano Piloto foram de 11ºC e 16ºC, respectivamente.
Até esta quinta, a menor temperatura deste ano foi registrada em 31 de maio: 10,6°C. A mínima histórica aconteceu em 19 de maio de 2022, quando a capital federal registrou 1,4°C.
Segundo o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, o frio continua nos próximos dias. “A pouca nebulosidade favorece temperaturas baixas. Com a proximidade do inverno, teremos mínimas variando entre 10ºC e 12ºC. Os ventos são fracos e moderados e não há previsão de chuva nos próximos dias”, afirma o meteorologista.
Baixa umidade
O Inmet emitiu alerta amarelo para esta quinta-feira, devido aos índices de baixa umidade, bem como aos riscos de incêndios florestais e à saúde no Distrito Federal. O aviso meteorológico de perigo potencial vale até as 19h.
O órgão recomenda se atentar a algumas orientações no período de baixa umidade.
Confira:
- Beber bastante líquido;
- Evitar desgaste físico e exposição ao sol nos períodos mais secos do dia;
- Consultar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193) em caso de dúvida.