Com superlotação, Hmib tem bebês internados em berços no corredor
A situação no hospital é alvo de reclamações há alguns meses. Em fevereiro, faltavam leitos neonatais na unidade da Asa Sul
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), na Asa Sul, registra superlotação nesta quinta-feira (7/4). Bebês aparecem internados no corredor da unidade (foto em destaque).
A direção da unidade de saúde confirmou que opera na capacidade máxima. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), para que não haja desassistência aos pacientes, a direção faz giro de leitos e busco apoio do Hospital Universitário de Brasília (HUB) a fim conseguir leitos vagos.
A situação no Hmib é alvo de reclamações há alguns meses. Em fevereiro deste ano, segundo profissionais da saúde, recém-nascidos estavam internados, de maneira improvisada, entre leitos, em corredores e outras áreas do hospital.
A situação está em desacordo com os protocolos de isolamento e internação. Bebês infectados com bactérias deveriam ficar isolados, mas estavam internados entre as demais crianças. Além disso, falta de equipamentos, incluindo incubadoras, ameaçavam a vida de recém-nascidos na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do hospital.
À época, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) fez uma diligência conjunta com o Sindicato dos Enfermeiros do DF (Sindienfermeiros) e com a Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) e confirmou a situação precária e a falta de profissionais no hospital.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.