Com sintomas da Covid-19, preso é isolado no Presídio Federal de Brasília
O local abriga a célula do Primeiro Comando da Capital. Entre os internos, está o líder máximo do PCC, o Marcola
atualizado
Compartilhar notícia
Um preso chegou à Penitenciária Federal de Brasília, nessa segunda-feira (18/05), com sintomas do novo coronavírus. Ele foi trazido de Pernambuco devido a uma inclusão emergencial, decorrente de decisão da Justiça para prevenir ações que pudessem desestabilizar a ordem pública no estado. Segundo fontes ouvidas pelo Metrópoles, o interno deu entrada no local com indícios da doença e imediatamente foi isolado – ele passou por protocolos de prevenção. Ainda não há informações sobre o resultado dos exames.
A unidade, que fica perto do Complexo Penitenciário da Papuda, ainda não registrou nenhum caso de Covid-19. O local abriga a célula do Primeiro Comando da Capital. Entre os presos, está o líder máximo do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. A facção paulista se tornou uma das maiores do país.
Os presídios federais recebem detentos, condenados ou provisórios, de alta periculosidade. O isolamento individual é destinado a líderes de organizações criminosas, presos com histórico de crimes violentos, responsáveis por fugas e rebeliões, réus colaboradores e delatores premiados.
Além da Penitenciária Federal de Brasília, existem outras quatro de segurança máxima no país: Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).
Caso crítico na Papuda
Enquanto a penitenciária federal investiga a primeira suspeita, a Papuda tornou-se um dos principais epicentros de Covid-19 no DF.
O Sistema Penitenciário do Distrito Federal chegou, nessa segunda-feira (18/05), ao número de 748 contaminados pelo novo coronavírus. São 548 internos e 200 policiais penais infectados. Com relação ao total de servidores, 90 já se recuperaram da doença.
Foram aplicados 3,1 mil testes no sistema penitenciário, o que corresponde a um resultado positivo para quatro exames feitos. A incidência da doença nas prisões é de 4.081 casos por 100 mil habitantes, de acordo com dados divulgados pelas secretarias da Saúde e da Segurança Pública na segunda-feira (18/05). Um policial penal morreu vítima da Covid-19 nesse domingo (17/05). É a primeira vítima do sistema prisional a perder a batalha para a doença.