Com revistas e reforço na segurança, Raparigueiros sai em novo local
Bloco tradicional de Brasília, Raparigueiros, com 32 anos, muda local e reforça segurança com promessa de mais festa
atualizado
Compartilhar notícia
Raparigueiros é tradição do Carnaval do Distrito Federal e nem a chuva ou a mudança de local atrapalharam a continuidade da festa em 2024. Em novo local, o bloco de 32 anos tentou driblar a fama de insegurança com reforço no policiamento, revista de foliões e saída no Setor Bancário Norte (SBN), neste domingo (11/2).
O Raparigueiros começou cedo, já por volta das 14h, mas o público foi chegando ao longo da tarde e o ápice da festa acontece pela noite. Uma linha da Polícia Militar faz a revista no início do SBN e impede a entrada de materiais cortantes e outros itens proibidos.
Dois trios elétricos com muito axé, frevo, sertanejo e até funk embalaram os brasilienses neste terceiro dia de Carnaval. O público, maior parte de adolescentes e jovens, caprichou em cores e fantasias.
Jean Costa, diretor e um dos fundadores do bloco, quer que o ano de 2024 seja uma das melhores festas do Raparigueiros. “Melhor expectativa possível. Temos um percurso pronto para fazer um ótimo Carnaval, com muita paz e tranquilidade. Reforçamos a segurança para isso.”
Veja imagens da segurança no evento:
Planejamento
O secretário de Cultura, Cláudio Abrantes, esteve no bloco para ver de perto um dos maiores eventos da pasta no ano. Ele exaltou o planejamento entre a pasta e a Secretaria de Segurança Pública para garantir a saída do bloco.
“O Raparigueiros celebra alegria, festa e reverência do Carnaval, e a gente sempre defendeu a questão dessa tradição. Vários atores sentaram à mesa e a gente achou um ponto de consenso para manter a tradição, a força do Raparigueiros, respeitando também a segurança pública. Não era justo que o bloco ficasse com a imagem de ser violento.”
Blocos infantis
Mais cedo, quem comandou a festa foi a criançada. Apesar da chuva e do tempo fechado, famílias de foliões conseguiram levar meninos e meninas para curtir o Carnaval. Blocos infantis, como o tradicional Baratinha, tiveram grande adesão do público, mesmo com o tempo frio.
Vitória Fernandes, 27 anos, levou a filha, Anna Clara Fernandes, 7, para a festa. “Esta foi a primeira vez que consegui trazê-la. Nós gostamos muito de bloquinhos, mas nunca tinha vindo com ela neste”, contou a mãe.
Confira a programação de blocos e festas do Carnaval 2024 em Brasília
Veja imagens:
Este ano o Baratinha saiu no Estacionamento 12 do Parque da Cidade. Mas a programação para a família não se resumiu a esse espaço. Na Vila Planalto, por exemplo, o Bloco da Vila também empolgou o público.
Oona Rodrigues, 39, contou que conheceu o bloco neste domingo (11/2) e, apesar de não gostar de aglomerações, foi convencida por um grupo de amigas a ir à festa. O evento agradou: “Estou adorando. Fiquei cinco anos no Rio de Janeiro e fugia de bloquinho, mas, deste aqui, eu gostei”.
Amiga de Oona, Ligia Miranda, 40, disse ter passado pelo Bloco da Vila em 2023; pelo fato de ter gostado, resolveu chamar os amigos de novo para a acompanharem em 2024. “Esta foi melhor do ano passado; então, decidimos voltar”, contou.
Festa na Esplanada
Com muita empolgação, o público caprichou nas fantasias e na animação para curtir o Bloco das Montadas, uma das principais atrações do segundo dia da Folia de Momo. A festa ocorreu na Esplanada dos Ministérios, perto da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB).
Em 2023, o Bloco das Montadas mostrou o potencial do Carnaval de rua de Brasília e recebeu 16 mil pessoas, o que consolidou o grupo como um dos mais importantes da folia na capital do país.
Confira fotos: