metropoles.com

Com processo pronto, PPP da 4ª Ponte avança no DF

Também chamada de Via Ponte Paranoá, o elevado será construído, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), sobre o Lago Paranoá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Lago Paranoá
1 de 1 Lago Paranoá - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) concluiu o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) voltado à construção da Via Ponte Paranoá, a chamada 4ª Ponte. O documento chegou ao Tribunal de Contas de DF (TCDF) e foi analisado em plenário, durante sessão virtual, pelos conselheiros. Eles tomaram conhecimento da documentação e autorizaram o início da análise pelo corpo técnico. O investimento previsto é de R$ 234,9 milhões, e o contrato terá duração de 17 anos.

O objeto da PPP é a construção, conservação e manutenção de toda a infraestrutura viária da continuação e duplicação de trecho da DF-001, inclusive ponte sobre o córrego Paranoá (Via Ponte Paranoá). Os especialistas do TCDF terão acesso aos estudos de modelagem técnica, operacional, jurídica e econômico-financeira.

A partir de agora é iniciado o primeiro dos cinco estágios de análise para autorização da PPP no âmbito do TCDF. Ela começa na fase pré-edital e os próximos estágios são realizados à medida que o empreendimento avança.

No primeiro estágio, o TCDF avalia a conveniência da PPP; os estudos de viabilidade técnica e econômica do empreendimento; e o orçamento, com data de referência, das obras a realizar previstas pelo poder concedente para o objeto a licitar, entre outros pontos.

2 imagens
A 4ª Ponte será construída por meio de PPP
1 de 2

Com a nova ponte, a intenção é desativar o elevado da Barragem do Paranoá

Joel Rodrigues/Agência Brasília
2 de 2

A 4ª Ponte será construída por meio de PPP

Gabriel Jabur/Agência Brasília
Decisão há dois anos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) bateu o martelo e decidiu sobre a PPP ainda em 2019, no primeiro ano de sua gestão. O projeto encaminhado ao TCDF prevê a construção, conservação e manutenção de toda a infraestrutura viária da continuação e duplicação de trecho da DF-001.

A Semob realizou diversos processos antes de chegar à conclusão deste primeiro documento. Foi aberta consulta pública e feitas audiências, além de outras etapas cumpridas.

Na justificativa do GDF, a construção da 4ª Ponte tem o objetivo de melhorar as condições de tráfego da DF-001, especialmente da região do Paranoá e Jardim Botânico, com a sua duplicação e a retirada do tráfego da Barragem do Paranoá.

O projeto prevê a construção em pista dupla do segmento da Estrada Parque Contorno (EPCT) até a interseção com a DF-005, totalizando 7,17 quilômetros. Dentro desse trecho, será construída uma ponte de 380 metros sobre o córrego Paranoá. Após a entrega das obras, o parceiro privado ficará responsável pela manutenção e conservação da via e da ponte até o final dos 17 anos do contrato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?