metropoles.com

Com presença do ministro Marcos Pontes, GDF lança Wi-Fi Social na Estrutural

Com extensão de 1 Km, o sinal de internet poderá ser utilizado da Feira Permanente até o terminal rodoviário da região administrativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodgrigues/Metrópoles
Ministro Marcos POntes
1 de 1 Ministro Marcos POntes - Foto: JP Rodgrigues/Metrópoles

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) inaugurou, nesta quinta-feira (3/12), o Wi-Fi Social na Cidade Estrutural. Com extensão de 1 quilômetro, o sinal de internet poderá ser utilizado da Feira Permanente até o terminal rodoviário da região administrativa. É o primeiro ponto a cobrir uma avenida no DF.

Com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o sinal foi liberado. Segundo o secretário da SECTI, Gilvan Máximo, o serviço ofertado será acompanhado com lupa pelos técnicos. “Tem que conseguir fazer chamada de vídeo. Se não fizer, a gente cancela o contrato e chama outro”, afirma.

Para ele, o programa não garante apenas inclusão digital, mas social. “O pacote de dados ainda é caro. Nossa expectativa é atender 4 mil pessoas por dia”, projeta. O próximo passo, diz Gilvan, é levar o mesmo ao Sol Nascente.

Conforme explica, o serviço é oferecido à população sem gasto do GDF, pois as empresas credenciadas custeiam a instalação e manutenção das redes e, em contrapartida, podem explorar modalidades de publicidade digital quando aparelhos se conectam às redes.

Cidade inteligente

O ministro Marcos Pontes elogiou a iniciativa e espera ver o DF se encaixando no conceito de cidade inteligente. “Brasília é uma cidade planejada, e por que não ser também tecnológica? É um momento muito simbólico”, opina.

Ele diz que há projetos parecidos, no âmbito do governo federal, de levar internet a todo o Brasil. “Eles foram levados ao Ministério de Comunicação, que será tocado por lá. Queremos levar fibra ótica ao Nordeste, Norte e Centro-Oeste”, anunciou.

Lan house social no DF

No mesmo evento, foi inaugurada a Lan House Social na Administração Regional da Estrutural. São nove computadores que ficarão à disposição da população local. “Aqui vai poder estudar, ler um artigo, imprimir um trabalho da escola. Qualquer coisa que precisar”, afirma João Pedro Gurgulino, subsecretário de Ações e Projetos Estruturantes.

Esta é a primeira lan house gratuita do DF e servirá como teste para as próximas inaugurações que ainda estão sendo estudadas. “Os computadores todos são da Reciclotech, nosso outro projeto. Então, temos ainda outras máquinas que poderão ser levadas a outros locais”, finaliza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?