Com presença de Ciro Gomes, Leila Barros lança pré-candidatura ao GDF
Leila Barros oficializou-se como pré-candidata à governadora do DF em evento na tarde desta segunda-feira (18/4), na sede nacional do PDT
atualizado
Compartilhar notícia
A senadora Leila Barros (PDT) lançou, nesta segunda-feira (18/4), sua pré-candidatura ao Governo do Distrito Federal (GDF). O ato ocorreu às 16h, na sede nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
O evento contou com as presenças do pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes; do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi; do deputado federal Professor Israel e de outras lideranças políticas do DF.
Pautas da campanha
Leila Barros agradeceu à liderança do partido e o apoio de Ciro Gomes. A senadora afirmou que, durante sua campanha, terá como pautas principais a saúde, a educação e a mobilidade.
“A saúde é a pauta principal para resgatarmos na cidade. Tem a questão da mobilidade também, o investimento no transporte de massa. A gente vê uma preocupação em construir rodovias, viadutos, mas não se investe de fato para aqueles que necessitam nessa cidade, que é a população. Estamos trabalhando já com técnicos, conversando bastante justamente para trabalharmos esse tripé que é a saúde, a mobilidade e a educação. Obviamente temos outras pautas, mas vamos priorizar essas três”, afirmou.
A pré-candidata ao Buriti também pontuou o que considera problemas da atual gestão, chamando atenção para o Iges-DF. “A gestão da pandemia certamente foi o mais relevante. Também vimos os inúmeros subsídios pagos para empresas de ônibus. Acho que a gente tem que observar o que vem acontecendo, mas indiscutivelmente a questão da saúde é um nó que vamos ter que desatar. Chegando, vamos ter que repensar o Iges, fazer uma força-tarefa para revisar contratos, convênios”, disse.
Apesar de se lançar ao governo do DF nesta segunda, Leila só deve definir um vice no meio do ano. “Até julho, quando tomarmos as decisões a nível nacional, com certeza aqui também teremos a decisão a nível local.”
A parlamentar ainda disse que manterá diálogo com os colegas de bancada no Senado José Antônio Reguffe (União Brasil) e Izalci Lucas (PSDB), potenciais candidatos ao GDF, em busca de unidade. “A intenção desta candidatura é ser propositiva, é dialogar com todas as frentes, com todos os partidos e figuras políticas da cidade, e isso inclui, com certeza, o Reguffe e o Izalci.”
Ao discursar, Ciro Gomes elogiou a característica de liderança da pré-candidata a governadora, relembrando dos tempos em que a senadora foi jogadora de vôlei. “Quantas vezes eu tive orgulho de ser brasileiro, quantas vezes eu me arrepiei ouvindo o hino nacional dos melhores lugares do pódio porque essa líder estava em quadra. Formou-se, assim, esse caráter, essa liderança.”
Na solenidade, Carlos Lupi defendeu a candidatura de Leila reforçando que ela seria a primeira mulher governadora do DF. “Nós queremos alguém que apresente um projeto para o Brasil e que apresente um projeto para o Distrito Federal. Por isso queremos a Leila candidata à governadora do Distrito Federal. Por ser essa mudança, esse sangue novo, que Brasília tanto precisa”, declarou o presidente nacional do PDT.
Mudança de partido
Leila foi eleita pelo PSB em 2018, como Leila do Vôlei, e está na metade do mandato de senadora, que é de oito anos. A parlamentar saiu do PSB em 2021. Ela ingressou no Cidadania, mas deixou o partido em março deste ano, após a aprovação da federação da sigla com o PSDB.
No final do mês passado, Leila se filou ao PDT, já com foco no Palácio do Buriti. A pré-candidata ao GDF fará palanque para Ciro Gomes, que pretende concorrer ao governo federal.
“Eu já tenho um candidato a presidente, o Ciro. Estou muito tranquila, feliz no PDT e é com ele que vou caminhar aqui no Distrito Federal no palanque”, declarou Leila no evento desta segunda.