Com poucas doses, veja quem pode se vacinar no DF nesta quarta-feira
Imunização está direcionada apenas a quem precisa da 2ª dose. Idosos e profissionais de saúde devem aguardar pelo reforço
atualizado
Compartilhar notícia
Apenas profissionais de saúde e idosos que já estão habilitados a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem procurar os postos de vacinação do Distrito Federal nesta quarta-feira (7/4). A retomada da aplicação da primeira dose, diz a Secretaria de Saúde, está condicionada a nova remessa por parte do Ministério da Saúde.
Desta forma, pessoas com 66 anos, que começaram a receber o imunizante no último sábado (3/4), devem aguardar a chegada de mais vacinas ao DF. Mesma coisa ocorre com os trabalhadores de saúde que não fazem parte da rede pública e ainda não agendaram a vacinação.
Novas vagas para a imunização de funcionários do Instituto Médico Legal (IML), trabalhadores com registro nos conselhos de profissões relacionadas à saúde e agentes funerários devem ser disponibilizadas com o fornecimento de mais doses pelo governo federal.
A aplicação da vacina em servidores das forças de segurança também está suspensa, conforme o cronograma. Na segunda (5/4) e terça-feira (6/4) foram feitas quatro rodadas de imunização, pela manhã e à tarde, nos dois dias. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) tiveram servidores recebendo a primeira dose.
Veja fotos da imunização dos profissionais de segurança:
Nessa primeira etapa de vacinação das forças de segurança, foram disponibilizadas 2.237 doses.
Na segunda (5/4), houve a vacinação de cerca de 1,5 mil policiais civis, militares e integrantes do Corpo de Bombeiros.
Falta de imunizantes
A Secretaria de Saúde havia anunciado o começo da vacinação para os brasilienses com 66 anos contando com uma remessa de 100 mil doses do imunizante pelo governo federal. Contudo, a maior parte do lote recebido chegou com o carimbo de D2: ou seja, deve ser usada apenas como segunda dose.
Durante coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (5/4), no Palácio do Buriti, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, informou que, com as sobras das doses destinadas para servidores da linha de frente do combate à Covid-19 somadas as pouco mais de mil unidade do último lote enviado ao DF pelo Ministério da Saúde, cerca de 3 mil pessoas nessa faixa etária foram vacinados no sábado (3/4).
Okumoto ressaltou que o grupo de 66 anos é estimado em 18 mil pessoas. “Começamos vacinando com 66, que eram 18 mil. Como imunizamos 3 mil, ainda faltam 15 mil pessoas a serem vacinadas”, detalhou o titular da Saúde.
Também presente no evento, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, antecipou a chegada de mais 10 mil doses enviadas pela União nesta quarta-feira (7/4), o que permitirá a continuidade do plano distrital de vacinação contra a Covid-19.