Com possível saída de comandante da PMDF, cinco nomes estão cotados
Atual comandante, Julian Pontes, deverá seguir os passos de Anderson Torres e acompanhá-lo no Ministério da Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
A ida do delegado Federal Anderson Torres para o Ministério da Justiça e Segurança Pública após deixar a Secretaria de Segurança (SSP) do DF poderá ter reflexos no comando-geral da Polícia Militar (PMDF). O atual comandante, Julian Pontes, deverá seguir os passos de Torres e acompanhá-lo no novo projeto.
De olho na vaga, interlocutores batalham nos bastidores para emplacar seus escolhidos. Cinco candidatos surgem como opção para ocupar o posto mais alto da corporação.
O Metrópoles levantou o nome de cinco coronéis cotados para o cargo. Um dos oficiais que surge com mais força é Márcio Cavalcante de Vasconcelos, que atualmente está agregado na SSP em um cargo de assessor especial de gabinete. Próximo de Anderson Torres e do atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira, Vasconcelos tem as credenciais necessárias para ocupar a cadeira na corporação.
Outro nome que surge com força é o de Jorge Eduardo Naime Barreto, atual comandante do Policiamento Regional Oeste (CPRO). Ainda correm por fora os coronéis Anderson Vilela, da assessoria parlamentar da PMDF; Cristiano de Oliveira Souza, agregado na SSP; além do atual chefe da Casa Militar do GDF, Danilo de Oliveira Nunes.
Todos os nomes cotados são do chamado “Sindicatão”, grupo de oficiais que pertencem à 4ª turma, a mesma do ministro Jorge de Oliveira e do secretário Nacional de Segurança, Renato Paim.
O novo secretário de Segurança Pública do DF é Júlio Danilo Ferreira, número 02 da pasta. O nome dele foi confirmado na manhã desta terça-feira (30/3) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).