Com onda de calor no país, temperatura no DF deve passar de 36ºC
Segundo o Inmet, tempo quente e seco continua até a próxima semana. Termômetros devem ultrapassar os 36°C
atualizado
Compartilhar notícia
A nova forte onda de calor que acomete o país deve elevar a temperatura no Distrito Federal nos próximos dias. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que os termômetros marquem até 3°C acima da média para o período.
“Os termômetros podem passar dos 36ºC. Estamos monitorando as máximas. É esperado que as temperaturas fiquem de 3°C a 5°C acima da média dos registros dos anos anteriores na maior parte do país. Se isso acontecer por três dias consecutivos, vamos estabelecer aviso amarelo de onda de calor no DF. Até o momento, isso não ocorreu”, explica a meteorologista Dayse Moraes.
Até agora, o recorde de novembro de 2023 foi registrado nessa quarta-feira (8/11). A Estação Meteorológica de Águas Emendadas registrou temperatura de 34,2ºC.
O dia mais quente de 2023 foi registrado em 24 de setembro. A temperatura máxima chegou aos 36,7° C.
Já a máxima histórica ocorreu em outubro de 2020, quando os termômetros registraram 37,8° C. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.
Previsão
Para esta quinta-feira (9/11), a previsão é de que a máxima chegue a 34° C e a umidade pode chegar a 15%.
O Inmet prevê que o calor e a baixa umidade devem continuar pelo menos até a próxima quarta-feira (15/11). O céu fica claro e sem previsão de chuva.