Com oferta de disciplinas, UnB se organiza para volta às atividades presenciais
Pedido foi divulgado em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) como parte do processo de retorno às salas de aula
atualizado
Compartilhar notícia
O Decanato de Ensino de Graduação pediu ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) para que as unidades comecem a planejar atividades presenciais na oferta de disciplinas. A intenção é viabilizar o possível retorno dos alunos às salas de aula no próximo semestre, o 2º/2021, previsto para começar em 17 de janeiro.
“Não se trata de antecipar uma decisão [sobre retorno presencial] que é do Cepe, mas de começarmos a planejar algo para quando esse momento chegar e o Conselho puder deliberar sobre o assunto”, explicou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.
“Pedimos aos senhores conselheiros que reforcem junto às suas unidades a importância desse processo, uma vez que temos elementos que nos permitem vislumbrar o avanço para a etapa dois do Plano de Retomada“, acrescentou o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva.
Ao elaborarem a lista de oferta, as unidades devem observar a circular DEG nº 30/2021, que traz prioridades para o planejamento, levando em consideração questões como demandas de prováveis formandos, por exemplo.
Também será necessário elaborar um planejamento alternativo, caso o Cepe decida pela manutenção das atividades em formato remoto. “É mais fácil voltarmos para o formato on-line a partir desse planejamento, caso necessário, do que o contrário”, reforçou Diêgo.
Outros assuntos
Durante a reunião do Cepe, também foi apresentada aos conselheiros, para que levem a discussão às respectivas unidades, a proposta de regulamentação de estágios de graduação na Universidade de Brasília.
A demanda surge do crescente número de questionamentos judiciais e da necessidade de padronizar os entendimentos e procedimentos na UnB, o que deve levar a uma redução no tempo necessário para tramitar o processo na instituição.