Com novas doses previstas pela Saúde, Ibaneis retomará vacinação de adolescentes
Expectativa do governador é de que o governo federal receba mais imunizantes e distribua para estados e municípios até amanhã (13/10)
atualizado
Compartilhar notícia
Com a expectativa de chegada de novos lotes da vacina Pfizer contra Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) prevê a retomada da vacinação com a primeira dose para jovens entre 12 e 17 anos no Distrito Federal — sem estoque de D1 da Pfizer, a imunização de adolescentes está suspensa no DF.
O emedebista revelou a informação, na manhã desta terça-feira (12/10), durante a entrega de brinquedos doados para crianças carentes, na Residência Oficial de Águas Claras.
“A gente está aguardando essas doses. Eu tive a notícia de que chegaram próximo a 2 milhões de doses para o Ministério da Saúde. Foram entregues no Aeroporto de Viracopos (SP). E devem estar sendo distribuídas a partir de amanhã (13/10) para os estados. E, aí, a gente começa a retornar (a vacinação)”, disse Ibaneis.
Segundo o governador, a quantidade de lotes que serão enviados ao DF ainda não foi definida.
“A gente espera ainda nesta semana retomar a vacinação dos adolescentes, para que possa fechar esse ciclo de imunização. Estamos avançando muito na segunda dose. Isso nos alegra muito. Então, nós estamos conseguindo antecipar a vacina que era para novembro”, comentou. Ibaneis voltou a frisar que deseja vacinar todo o DF o mais rápido possível.
Ibaneis também avaliou positivamente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) dando autonomia para estados e municípios decidirem se aplicam ou não a vacina em jovens entre 12 e 17 anos. “Eu já vinha vacinando. Para mim, foi uma decisão correta do STF, na linha do que a Anvisa já havia declarado: que essa vacinação é segura com a vacina da Pfizer. E nós vamos continuar seguindo essa linha”, pontuou.
Creches
O projeto Vem Brincar Comigo 2021 levou brinquedos para 55 crianças carentes da Central de Cooperativas de Catadores (Centcoop). Durante as brincadeiras, o governador também comentou sobre a intenção de ampliar a oferta de creches no programa Cartão Creche. A ideia do governo é lançar mais 2,5 mil vagas nos próximos meses.
“Eu lembro que, no começo do nosso governo, eram aproximadamente 22 mil pessoas aguardando uma vaga em creche. Hoje, são menos de 10 mil”, afirmou Ibaneis. Além disso, o governo trabalha na construção de 14 creches no DF.